O design de uma marca é criado para que a empresa seja representada de forma fiel e alinhada aos seus conceitos. Engloba elementos visuais como logo, cores, fontes, imagens, ícones e grafismos. Tudo que for visual faz parte do design, até mesmo a decoração do ambiente, uniforme dos funcionários etc. O design trabalha para trazer de forma visual e impactante conceitos da marca.
Toda escolha que fazemos tem seus ônus e seus bônus, portanto escolher mudar o design de uma marca pode ser muito positivo para alavancar o seu posicionamento, em contrapartida se não for feito com cuidado pode trazer efeitos negativos como interromper a imagem existente da marca, ou não ser mais identificada pelas pessoas por terem dificuldade de associar a nova marca à empresa. Mas aplicado de maneira coerente, é um dos pontos cruciais para comunicação da imagem de uma marca.
Alguns fatores como mudança de nicho, tempo em que foi feita ou falta de adequação às plataformas digitais podem ser motivos para que o redesign de marca seja feito. Confira algumas dicas de como saber se o design precisa de um upgrade:
1#. Quando estiver ultrapassado
Mudar quando os elementos gráficos que trazem a comunicação visual da sua marca são vistos como antiquados. Se o design foi criado há muito tempo e não passou por modernizações, pode ser a hora de dar uma mexida para atualizar. Isso acontece porque tendências em design mudam com o tempo e o que era muito legal há tempos atrás hoje pode não ser mais.
Um exemplo disso é o uso dos efeitos como por exemplo o bevel emboss, que cria sombra e brilho simultaneamente. Isso foi muito usado há uns 15 anos e hoje praticamente ninguém mais gosta, é visto como ultrapassado, fora de moda.
2#. Quando o público alvo mudou
Nada é para sempre e pode ser que o seu mercado mude. Pode ser que as preferências do seu público tenham mudado, acompanhando mudanças de mercado, tecnologia etc. Ou pode ser que sua empresa tenha definido alguma estratégia em que o público-alvo mudou. E com um público diferente a comunicação tanto verbal como visual precisam mudar também.
3#. Quando precisar reposicionar a marca no mercado.
Pode ser que sua empresa precise se reposicionar no mercado, seja por conta da concorrência, panorama econômico, aperfeiçoamentos tecnológicos, surgimento de novidades, lançamento de novos produtos, enfim nos tempos atuais tudo muda com muita velocidade e é preciso estar atento para acompanhar.
4- Quando a cultura da empresa mudou
Se a cultura da empresa mudou, seus conceitos, ideias, valores e missão podem ter mudado também, e isso quer dizer que a identidade visual anterior não representa mais essa empresa.
Como fazer um redesign de marca?
Algumas dica para criar um redesign de marca com mais segurança e assertividade:
Mudar sim, mas não tudo. Manter alguns elementos originais, como por exemplo as cores principais.
- Manter o desenho, símbolo, ícone ou mascote porém redesenhado.
- Buscar simplicidade, evitar desenhos rebuscados para facilitar leitura, identificação e também obter uma impressão com mais qualidade.
- Observar tendências e analisar se aquilo tem a ver com seu estilo.
- Evitar seguir modismos só porque todos estão fazendo.
- Anunciar ao público que a marca está mudando, explicando motivos e elencando benefícios.
Alguns exemplos de redesign de marcas de sucesso ao longo dos anos
É interessante observar que as empresas têm optado por simplificar suas marcas buscando facilitar a identificação de elementos. Num mundo em que há muita informação, quem simplifica se destaca.
Fonte: Pardeideias