7 ações de marketing no Instagram que trazem resultados!

Basta um olhar mais apurado de marketing no Instagram para perceber os resultados que a rede social consegue gerar. A começar pelo alcance: no Brasil, já são mais de 91 milhões de usuários, o que nos coloca como o 3º maior país na rede social. Na interação com os usuários, a rede social também vai bem: a taxa média de engajamento do Instagram (0.65%) é 3x maior que a do Facebook (0.21%).

O retorno do Instagram para as marcas ainda vai além. A rede social também é um lugar em que as pessoas descobrem produtos, interagem com empresas, pesquisam tendências e decidem compras. Uma pesquisa do Facebook mostrou que 59% dos brasileiros fazem uma compra depois que veem um produto ou serviço no Instagram.

Mas não pense que esses resultados vão cair no seu colo… Para vencer no Instagram, tem que sair do bê-á-bá e criar ações que realmente impactem e envolvam os usuários.

Então, é isso que vamos ajudar você a fazer! Reunimos neste post as principais ações de marketing no Instagram, com base em estatísticas do mercado e formatos que já testamos. Acompanhe e aproveite as dicas!

1. Invista no Reels com conteúdos de valor

Reels é o formato de maior potencial atualmente no Instagram. Criado para rivalizar com o TikTok, os Reels são vídeos rápidos (máximo 15s) que contam com inúmeras ferramentas de edição, como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade.

O alcance desses posts tem sido fantástico! Diferentemente dos Stories, os Reels ficam guardados no seu perfil depois de 24h e ainda podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do feed.

Assim você consegue atrair pessoas que provavelmente não seguem você ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil.

Então, é hora de aproveitar a oportunidade que o algoritmo está oferecendo. Use a criatividade nos 15 segundos disponíveis para entregar valor à sua audiência. Sabe aquele truque que pouca gente conhece? Ou aquele hack que facilita a vida das pessoas? O Reels é um bom lugar para esse tipo de conteúdo.

A RedBull é uma marca que vem fazendo um bom trabalho com os Reels. Além de publicar vídeos de esportes e manobras no seu perfil, a marca incentiva que os usuários publiquem seus Reels com a hashtag #RedBullKeepItReels e compartilha os posts nos seus Stories.

Marketing no Instagram: imagem de uma tela de Reels com um motoqueiro fazendo uma manobra

2. Amplie o seu alcance com uma sequência estratégica de Stories

O Stories também são um formato com muita força no Instagram. Os usuários gostam dos posts que duram apenas 24h, dos Stickers, dos GIFs e das interações que eles geram. As marcas, então, também estão aproveitando os Stories para engajar a audiência.

Grande parte dos Stories são publicados em sequência (quando uma publicação é feita logo depois da anterior, geralmente sobre um mesmo assunto ou contando uma história). Por isso, é importante saber como montar uma sequência estratégica que desperte a atenção dos usuários.

Primeiramente, saiba que não é bom exagerar na quantidade de posts em sequência. Uma pesquisa da Squid analisou perfis de influenciadores no Instagram e verificou que a taxa média de engajamento cai até 30% a partir do quarto Story.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Squid

Além da quantidade, cuide também o conteúdo que aparece em cada posição da sequência. Procure começar com um Story que chame a atenção e motive o usuário a ver os próximos. É importante envolver o usuário no início da sequência para que ele chegue até o final, já que a taxa de saída (deslizar para cima ou para o lado) é maior entre o primeiro e o segundo Story.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Squid

Ao final da sequência, você ainda pode incluir um conteúdo que instigue o usuário a rever os stories anteriores — uma enquete sobre os conteúdos que ele acabou de ver, por exemplo. Assim, você aumenta a retenção e o engajamento nos Stories.

E, quanto mais o público interage com seus conteúdos, mais o Instagram aumenta a sua entrega para outros usuários.

Mas não entenda essas dicas e números como um modelo a seguir, ok? É importante testar no seu perfil para ver o que funciona com o seu público. Não tenha medo de experimentar!

3. Aposte no formato carrossel para melhorar o engajamento

Embora não seja o tipo de post mais querido dos usuários do Instagram, o carrossel tem ótimos resultados.

A Social Insider mostrou que esse formato representa apenas 17.95% dos posts publicados no feed, mas engaja mais que imagens e vídeos, como mostra o gráfico abaixo. Ainda assim, os dados mostram que o carrossel está ganhando espaço: em 2019, o percentual era de 14.82%.

 

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Insider

Então, como usar o carrossel para engajar mais os usuários? Aqui também vale a pena prestar atenção na quantidade de slides, mas não fique com medo de exagerar: quanto mais imagens tiver na sequência (no máximo 10), maior é o engajamento!

Quem encoraja os usuários a deslizar para o lado para navegar pelo carrossel também tem melhores resultados. O levantamento da Social Insider mostrou que, só de incluir essa chamada para ação, o engajamento pode subir de 1.83% para 2%.

Além disso, intercalar imagens e vídeos no carrossel também é uma boa prática. Embora a maioria (88.8%) utilize apenas imagens, são os posts mistos que têm a melhor taxa de engajamento.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Insider

Mas, se você quer que os usuários comentem mais no post, vale a pena fazer carrosséis com mais vídeos. Esse tipo de conteúdo consegue estimular mais os comentários, então podem ser usados para iniciar conversas com o seu público.

Só evite usá-los no primeiro slide pois o vídeo pode demorar a carregar e fazer o usuário desistir de ver o resto do conteúdo.

4. Apareça na guia Explorar e aumente a sua visibilidade

Você já experimentou clicar no ícone da lupa que está no menu do Instagram? Essa é a guia Explorar. Ali estão os posts que o Instagram sugere a você, baseado nas suas preferências, além da barra de busca para pesquisar contas, tags e locais.

Quem aparece no Explorar consegue atrair um público novo, que geralmente ainda não segue o perfil, mas tende a gostar dos seus conteúdos. Segundo o Instagram, 50% dos usuários usam o Explorar todo mês. Por isso, aparecer ali é valioso!

Mas você deve pensar não é o Instagram que decide o que vai aparecer ali? Sim, é o algoritmo que define, mas existem algumas formas — orgânicas ou pagas — de fazer isso acontecer.

Uma delas é inserir hashtags e locais nos seus posts, Stories e Reels. Assim, o perfil da marca pode aparecer nas buscas dos usuários pelas marcações que você usou. Vale um destaque maior para o Reels, que está tendo uma boa entrega, como falamos antes.

Além disso, o Explorar dedica seções específicas para sugestões de posts do IGTV e de produtos de Loja. Portanto, criar publicações nesses formatos também aumenta as chances de aparecer por lá.

Mas você também pode pagar para garantir seu espaço no Explorar. O Instagram adicionou essa opção de posicionamento no Instagram Ads em 2019. Os anúncios aparecem quando o usuário clica em um post do Explorar, no mesmo formato que aparece no feed.

Os investimentos nesse posicionamento já chegaram a 1.70% do total de gastos com anúncios em Facebook e Instagram, como mostram os dados da Social Bakers. Então, dá para ver que o interesse das marcas no Explorar está aumentando.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Social Bakers

5. Mantenha a frequência nas suas postagens

Qual é a frequência ideal de postagem nas redes sociais? Essa é uma dúvida muito comum para quem está entrando no universo de social media.

Mas quem já trabalha na área sabe que não tem receita de bolo: não existe uma frequência ideal, porque depende do perfil de quem acompanha a marca, da jornada do consumidor e, é claro, da sua capacidade de produzir determinada quantidade de conteúdos.

Ainda assim, para dar uma luz às suas estratégias, trouxemos um dado interessante. O Facebook IQ descobriu, quando uma pessoa é exposta a um anúncio 1x por semana, a marca captura 80% do seu potencial de impacto, especialmente falando de lembrança de marca e intenção de compra. Quando ela é exposta 2x por semana, esse percentual sobe para 95%.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico do Facebook

Não estamos dizendo que publicar 1x ou 2x por semana é o melhor, ok? Mas dá para transpor essa lógica para a sua estratégia: as pessoas precisam ser expostas à sua marca frequentemente (e mais vezes, de preferência) para interagir com ela, lembrar dela e até decidir comprar.

Por isso, não dá para deixar um vácuo nas suas publicações por muito tempo. Uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais deve definir um calendário de produção e publicação para organizar o time e garantir a frequência.

Na mLabs, você encontra uma ferramenta de Calendário, que permite organizar a agenda de redes sociais e visualizar tudo o que foi planejado. Contando também com a ajuda do agendamento de publicações, ficará muito mais fácil manter a regularidade!

6. Invista em anúncios nas suas estratégias de marketing no Instagram

Sim, dá para ter muitos resultados no Instagram apenas com posts orgânicos. É isso que torna a rede social tão democrática, com oportunidades tanto para quem está entrando no mercado, quanto para grandes empresas já consolidadas.

Porém, não é segredo para ninguém que o alcance orgânico das redes sociais vem diminuindo. O algoritmo do Instagram utiliza uma série de fatores para exibir e ordenar os posts do feed e dos stories, e é provável que a plataforma reduza o alcance das contas comerciais para estimular a compra de publicidade, que permite alcançar e engajar mais pessoas.

Por isso, quem quer alcance no Instagram precisa entrar no jogo do Mark Zuckerberg. Muitas marcas já entenderam isso. Segundo o Social Media Examiner, o Instagram é a segunda rede social (41%) mais usada para mídia paga, atrás apenas do Facebook (70%).

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Social Media Examiner

Mas anunciar no Instagram não quer dizer que você vai gastar rios de dinheiro, ok? A plataforma continua sendo democrática e o orçamento mínimo dos anúncios pagos é de apenas 1 a 5 dólares por dia.

Além disso, o anunciante tem total controle sobre o que investe, além de ser possível pausar a campanha e aumentar ou reduzir o investimento a qualquer momento.

Então, construa uma estratégia para o Instagram que contemple posts orgânicos e anúncios pagos. A estratégia orgânica vai permitir manter a frequência das publicações, enquanto a publicidade vai potencializar seu alcance e engajamento.

7. Descubra o melhor dia e horário para postar

O melhor dia e horário para postar no seu perfil é quando o seu público está online. O Instagram prioriza a entrega dos posts nos primeiros minutos depois que você publica. Então, quanto mais usuários veem e interagem nesse período, maior tende a ser o alcance.

Só que, mais uma vez, o que as pessoas querem é uma receita de bolo dizendo os melhores dias e horários. E, mais uma vez, isso depende.

Sim, depende muito do comportamento do público da marca, do segmento em que atua e até do contexto social. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, verificou-se uma mudança no comportamento dos usuários, com mais uso de redes sociais nos finais de semana e ao longo do dia.

Isso quer dizer que vale a pena testar especificamente com a sua audiência. É o seu público que vai dizer quais são os melhores períodos. Então, faça experimentos ao longo do mês para identificar os dias e horários que geram mais alcance e interações.

melhor horário para postar no LinkedIn: imagem do gráfico de posts por dia e hora da mLabs

A plataforma analisa os dias e horários em que a sua conta recebe mais interações e mostra claramente quais são os melhores períodos para postar.

É claro que isso não impede de fazer testes, como falamos, mas aí tem uma análise detalhada para o seu perfil (que, diga-se de passagem, a ferramenta de relatórios do Instagram não oferece…).

 

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