Sabe aquela marca que é tão conhecida que acabou se tornando sinônimo de produto? Esse é o sonho de toda empresa, e um dos motivos desse fato ser possível é por causa da estratégia de “Branding” bem estruturada. Bons exemplos disso são as marcas: BomBril, Chiclete, Catupiry, Band-Aid, Gillette, Cotonette, Xerox, Durex, Super Bonder, Zíper, entre outras que, estão tão atreladas aos produtos, que acabam sendo confundidas com a própria categoria.
Enquanto associamos o Marketing como um método para atrair pessoas e aumentar as vendas de forma direta, existem formas mais sutis, porém muito eficazes de fazer isso, e o Branding é o exemplo perfeito disso.
Mas o que é Branding afinal de contas?
Toda empresa tem uma marca, ou seja, um conjunto de valores que são observados por clientes. Elementos como nome do negócio, identidade visual (logotipo, esquema de cores, etc.) e a reputação da empresa em si fazem parte dessa marca. Em outras palavras, todo esforço feito para tornar a sua marca mais conhecida e respeitada é parte do trabalho de Branding. Desta forma, o Branding não é logotipo e também não é um produto, mas sim, um conjunto de conceitos, planos, ações e estratégias que tem como objetivo consolidar uma marca no mercado através do melhoramento da percepção dos seus clientes, para que desta forma, a marca esteja sempre no topo da lista de opções quando o cliente realizar uma decisão de compra.
Os resultados do Branding não são imediatos, o que leva muitas pessoas a diminuírem a sua importância e focar nas metas imediatas. Mas o que esses empreendedores não percebem é o longo tempo pelo qual uma estratégia de Branding bem planejada e executada, gera resultados incríveis.
Quantas vezes você já pagou mais caro pelo produto de uma marca conhecida para garantir que não receberia algo de qualidade inferior? Isso é muito comum nos mais diversos setores, e ilustra bem como a percepção de valor muda de acordo com o reconhecimento da marca, afinal, força de marca se sustenta com o tempo.
Então, como fazer a gestão de Branding com eficiência? Veja 6 dicas práticas:
1. Entenda quais são os valores da empresa
Os valores da marca representam a mensagem que deve ser passada para o público em cada ação, grande ou pequena, e também como a marca deseja ser vista. Se os envolvidos na estratégia de Branding não tiverem esses valores claramente definidos, toda a comunicação será inconsistente e artificial, o que gera desconfiança. Por outro lado, quando todos entendem qual é a “personalidade” da marca e como mostrá-la de forma prática, os valores serão transmitidos naturalmente, e a sua persona vai se identificar com eles rapidamente.
2. Não abandone o DNA da marca
Não importa qual seja o canal usado, as ações de Branding devem sempre manter um padrão que será facilmente reconhecido pelo público. Esse é o DNA da marca. Se em cada ação de Branding a empresa adotar uma atitude diferente, seja no modo de se comunicar, na proposta ou nos valores que serão defendidos, ninguém vai identificar a real proposta da marca.
3. Não pense só no “agora”
Não baseie todas as suas ações de Branding só pensando nos resultados que terão a curto prazo. É claro que algumas iniciativas vão se mostrar relevantes em pouco tempo, mas outras exigem um pouco mais de paciência. Pensar adiante é o que vai contribuir para as ações mais impactantes.
4. Preze pela construção da cultura corporativa
Os colaboradores são encarregados de transmitir a mensagem de uma marca. Como eles farão isso de forma eficaz se não acreditarem na própria mensagem? Se a empresa não tiver uma cultura interna que condiz com sua mensagem, pode até conseguir fingir por um tempo, mas no primeiro sinal de crise todos vão saber que a situação real é outra.
5. Acompanhe a percepção que os clientes têm da marca
O que os clientes já pensam da sua empresa, e como isso se aproxima (ou se distancia) da imagem que você deseja criar para ela? A única forma de saber disso é acompanhando o que eles dizem, seja nas redes sociais ou em entrevistas diretas. As respostas vão ser úteis para fazer ajustes e criar novas iniciativas de Branding que cubram as deficiências apontadas. Por melhor que seja o seu planejamento, sempre vai ter algum detalhe que só os clientes conseguirão apontar. Então, nunca vire as costas para essa fonte tão rica de feedback.
6. Invista na produção de conteúdo
O marketing de conteúdo já se provou uma das principais ferramentas de Branding que existem. Poucas coisas têm um poder tão grande de envolver e motivar as pessoas quanto uma história bem contada. Então, produzir conteúdo relevante e interessante para o seu público, sem se preocupar demais em vender, vai fazer toda a diferença para posicionar sua marca como autoridade no seu nicho de mercado e estabelecer a confiança necessária para a hora certa de oferecer um produto.
Trabalhar a gestão da sua marca pode não parecer algo tão importante agora, ainda mais se tudo estiver bem. Mas acredite, deixar o Branding de lado pode custar muito tempo e dinheiro, sobretudo a longo prazo. Por outro lado, se seguir as dicas que viu aqui, você vai colher frutos excelentes por muito tempo.