Como construir uma marca forte?

Construir uma marca que se destaque das demais não é tarefa fácil, isso porque uma marca não é apenas um nome e um logotipo que diferenciam seu negócio em um mercado competitivo. Sua marca é a forma como as pessoas percebem você quando interagem com seu negócio.

Aliás, as pessoas também têm marcas. Cada um de nós tem nome, rosto, estilo e forma de se expressar diferentes, e nós causamos impressões únicas nas pessoas, que, aliás, falam a nosso respeito quando não estamos presentes. Da mesma forma, as empresas têm seus nomes, produtos, logotipos, cores, fontes, linguagem e reputação que devem gerenciar. Esses elementos compõem a identidade das empresas e afetam a forma como elas são percebidas pelos consumidores. Não é possível construir uma marca sem consistência, a qual deve ser mantida à medida que você propaga sua marca para todos os segmentos da empresa.

O primeiro passo, no entanto, é determinar qual aparência essa consistência terá, bem como o sentimento que você deseja evocar através dela. Desta forma, separamos algumas etapas fundamentais para que você construa sua marca de sucesso:

1. Descubra seu lugar no mercado.

Antes de tomar qualquer decisão sobre sua marca, procure entender o mercado atual: Quem são seus clientes em potencial e seus concorrentes?
Você pode fazer isso, pesquisando no google, conversando com as pessoas, conferindo páginas de mídias sociais… Durante essa pesquisa, observe quem são seus clientes “mais à mão”, ou seja, aqueles para quem você conseguiria vender com mais facilidade. Quem são seus principais concorrentes: as marcas que estão estabelecidas e são muito conhecidas no mercado, e como seus clientes se comunicam e sobre o que falam; que interesses eles têm e qual linguagem utilizam.

2. Defina o foco e a personalidade de sua marca.

Sua marca não será significativa para todo mundo, especialmente no início. Por isso, é importante encontrar um foco e deixar que ele sirva de base para todos os demais elementos integrantes da marca ao longo do processo de criação. Faça as seguintes perguntas e exercícios de branding para que você reflita sobre o foco e tom de sua marca: “Como sua marca se posiciona no mercado?”, ” Que palavras você associa à sua marca?”, “Que metáforas ou conceitos descrevem sua marca?”.

3. Escolha um nome comercial.

Como já dissemos antes, uma marca é muito mais do que o nome. A personalidade, as ações e a reputação de sua marca são realmente o que dará significado a ela no mercado.
O ideal é um nome comercial que seja difícil de imitar e ainda mais difícil de confundir com outras marcas existentes no mercado. Se você pretende expandir as linhas de produtos futuramente, dê à empresa um nome mais geral; assim, você evita a armadilha de atrelar o nome da marca ao nome de um único produto específico.

4. Escolha as cores e a tipografia certa para sua marca.

Depois de decidir pelo nome, é preciso pensar em como representar visualmente sua marca. Fica mais prático na hora de fazer o design do site.

– Escolhendo as cores
As cores não apenas definem a aparência da sua marca, mas também transmitem a mensagem que você quer comunicar e mantêm a coerência da marca em todas as situações de uso. Opte por cores que o diferenciem dos concorrentes diretos; assim, você evita que os consumidores se confundam.
A psicologia das cores não é uma ciência exata, mas ajudará nas escolhas que você fizer, especialmente quando se trata da cor do seu logotipo. É importante considerar o grau de legibilidade do texto em preto e branco em relação às cores selecionadas, bem como do texto colorido em fundos pretos e brancos.

– Escolhendo a tipografia
Nesta etapa, também é legal pensar na tipografia ideal. Escolha duas fontes, no máximo, para não confundir quem visita o site: uma para títulos e uma para o corpo do texto (não inclui a fonte que você usar no logotipo). É importante que essa tipografia escolhida transmita a mensagem da sua marca. Por ex., tipografia mais forte, robusta, tradicional, delicada, infantil e etc… Tudo deve estar de acordo!

5. Escreva um slogan

Um slogan atrativo é um recurso muito valioso para colocar na sua bio do Twitter ou do Instagram, no cabeçalho do seu site, no seu cartão de visita, ou em qualquer outro lugar onde você precise causar um grande impacto com poucas palavras.
Tenha em mente que você sempre pode mudar seu slogan à medida que descobre novas perspectivas de marketing. Veja como marcas mundialmente famosas e rivais (como a Pepsi e a Coca-Cola, e o McDonald’s e o Burger King) mudaram seus slogans diversas vezes nas últimas décadas. Um bom slogan é curto, contagiante, e causa uma forte impressão.

6. Crie seu logotipo

Um logotipo é, provavelmente, uma das primeiras coisas em que se pensa na hora de construir uma marca. E há uma boa razão para isso. Afinal de contas, o logotipo é “a cara” da sua empresa e a representa em todas as ocasiões. O logotipo ideal apresenta um desenho único que pode ser reconhecido com facilidade e utilizado em todos os tamanhos desejados (um detalhe sobre o qual muitas vezes não se pensa).
Leve em consideração todos os lugares onde você precisa aplicar o logotipo; por exemplo, em seu site, na foto do perfil da página do Facebook, ou nos “favicons” (pequenos ícones ou logotipos que podem ser visualizados junto aos marcadores na barra de endereços do navegador).
Tenha em mente que um logotipo tipográfico (com texto) não serve como foto do perfil do Instagram de sua empresa, pois será quase impossível ler o texto. Para facilitar sua vida, obtenha uma versão quadrada de seu logotipo com um ícone que possa ser reconhecido mesmo em tamanhos menores.

7. Expanda e desenvolva sua marca à medida que seu negócio evolui

A construção de uma marca não termina com a criação de um logotipo ou slogan. Sua marca precisa manter a presença e a coerência nas interações com os clientes, desde o tema que você escolhe para o site, a estratégia de marketing que você adota, a forma com que gerencia o atendimento ao cliente e o método de embalagem e envio dos produtos.
Você continuará definindo e desenvolvendo sua marca à medida que expõe mais clientes a ela e aprende mais sobre quem são e como falar com eles.

É importante entender que você nunca terá 100% de controle sobre como as pessoas percebem sua marca. Você pode conduzir os clientes na direção certa, causar uma ótima primeira impressão e gerenciar sua reputação, mas você não conseguirá controlar as percepções individuais que existem na mente de cada pessoa (por exemplo, se os clientes tivessem auma experiência ruim de atendimento).

Tudo o que você pode fazer é se empenhar ao máximo e fazer com que seu público-alvo se identifique com sua marca. Mas, a essa altura, você provavelmente já dispõe das ferramentas, do conhecimento e dos recursos de que precisa para começar a pensar na construção da sua marca ainda mais forte.

fonte: @shopify

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