5 dicas práticas para alavancar a página do Facebook de sua empresa!

Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão presentes no Facebook. Isso torna a rede social um poderoso canal para divulgar conteúdos e fortalecer a marca da sua empresa. Porém, nem todas as empresas sabem como efetivamente extrair resultados reais dessa rede social, por isso, elencamos algumas atitudes que se bem aplicadas, terão um impacto considerável em seus resultados. Confira:

 

1 – Identifique os melhores horários para publicações

Você sabe em quais horários as pessoas que curtem a página da sua empresa no Facebook estão mais presentes na rede social? Esse é um dado muito importante para analisar, pois um dos objetivos da sua empresa nas redes sociais certamente é alcançar o maior número de pessoas com as suas postagens.
O Facebook possui uma ferramenta de análise bastante completa. Essa ferramenta fornece diversos tipos de dados, inclusive um gráfico mostrando o tamanho da audiência que curte sua página nos diferentes horários do dia.
Um gráfico gerado pelo próprio facebook, permite identificar os picos de horário nos quais sua audiência está online na rede social. No gráfico mais atual, por exemplo, os picos são: 15h, 20h e 23h. Um primeiro insight já pode ser tirado apenas analisando tal gráfico: é mais provável que o alcance da sua publicação seja maior no período da tarde do que no período da manhã. A partir dessa análise também é possível identificar o dia da semana no qual seu público está mais presente na rede social, no caso do gráfico extraído, quinta-feira é o dia com maior audiência.
Esses dados são bastante relevantes para desenvolver um planejamento de postagens nas redes sociais. Para acessar o gráfico, basta clicar em “Informações” no menu da página no Facebook, depois em “Publicações”.

2 – Crie chamadas que despertem curiosidade

Em meio a uma infinidade de publicações de diversas páginas nas redes sociais, a sua empresa tem que despertar a curiosidade do público. Uma forma de fazer isso é criar chamadas atrativas para seu post.
Dicas para chamadas no Facebook

– Inclua uma imagem em todos os posts;
– se possível, inclua também uma chamada nas imagens;
– use exclamações, interrogações e reticências;
– encontre as melhores hashtags e use-as;
– encurte os links quando for inseri-los;
– remova a URL quando a plataforma criar o link automático.

Um dado interessante, é com relação ao texto da chamada. Uma estratégia muito utilizada, é utilizar perguntas para despertar o interessa na leitura, por exemplo: “Você sabe por quê?”, “Você sabe a diferença?”, “Você sabe a resposta?”, “Você sabe?”.
Outra dica interessante, é não falar qual é o recurso nem no título da reportagem, nem na chamada da postagem. Porém, os leitores querem descobrir qual é esse recurso e são obrigados a clicar para descobrir.

 

3 – Utilize conteúdos “evergreen”

Antes de mais nada, você sabe o que é um conteúdo evergreen? Em poucas palavras, é um conteúdo feito sem data de validade, como explicado nesse post. Utilizar esses conteúdos no seu planejamento de publicações nas redes sociais é fundamental pois eles sempre serão úteis para sua audiência e isso incentivará a mesma a compartilhar o conteúdo.

Porém, é importante destacar que essa estratégia não deve anular, de maneira alguma, a prática de desenvolver posts temporais, ou seja, que fazem sentido apenas no período em que foi escrito.
As publicações de conteúdos evergreen devem ser programadas em dias e horários distintos uns dos outros. A razão para isso é que, desta forma, a publicação atingirá públicos diferentes que seguem a sua página.
Em seu blog, Neil Patel traz alguns exemplos de conteúdos evergreen:

Perguntas frequentes;
Guias de “como fazer x coisa”;
Tutoriais;
Glossário de termos e frases, como “Glossário das Mídias Sociais”;

 

4 – Atente-se às fotos da publicação

As fotos são recursos que afetam diretamente o interesse na sua publicação. O que muitas pessoas não sabem é que existem várias formas de utilizar a imagem do post.
Uma delas é referente ao tamanho. Percebemos que as imagens maiores, com o título do post abaixo delas, têm uma taxa de cliques 4% maior do que as publicações com fotos menores e título do post ao lado da imagem.
O Facebook permite que você altere a imagem de um link de forma bastante fácil. Por isso, se você inserir um link e este exibir uma imagem pequena, você pode mudá-la.
É muito simples de alterar. Primeiro, você deve inserir o link na caixa de texto do Facebook. O Facebook irá carregar uma imagem que esteja no post (se você já selecionou uma imagem de compartilhamento, esta imagem é a que deve aparecer).
Você pode apagar o link da caixa de texto que, mesmo assim, a imagem ficará indexada. Caso você queira alterar a imagem, basta clicar no sinal de “+” abaixo da imagem. Lembre-se, as imagens com link devem ter o tamanho de 1200 x 627 pixels (ou na mesma proporção) para que fiquem alinhadas perfeitamente.

Nestas análises que estamos fazendo, percebemos um outro fator bastante interessante.
As pessoas tendem a clicar mais nas imagens com pessoas do que nas imagens sem pessoas. Quando compartilhamos um material rico com uma pessoa na imagem de compartilhamento, a taxa de clique aumenta em 91%. Quando o conteúdo é um post do blog, a taxa de cliques em uma imagem de compartilhamento com pessoas é 21% maior que em uma imagem sem pessoas.

Isso é, sem dúvida, um fator psicológico que afeta o desempenho das suas publicações nas redes sociais.

 

5 – Torne sua linguagem mais pessoal

Como já comentamos anteriormente, existe uma infinidade de conteúdos sendo compartilhados ao longo do dia nas redes sociais. Muitas dessas publicações têm um cunho vendedor, mas a grande maioria das pessoas está nas redes sociais com o intuito de se relacionar com as outras e para não ser bombardeada com publicidades. Por isso, quando você traz uma abordagem mais pessoal, tentando ajudar a audiência de alguma forma, o efeito tende a ser mais positivo.

É importante comentar que envolvimento não é tudo. Porém, um envolvimento maior acarreta em um alcance maior da sua página. Isso, a longo prazo, pode trazer resultados interessantes, como maiores conversões com origem nas redes sociais.

Conclusão

Existem diversas pequenas melhorias que podem ser aplicadas nas suas redes sociais e que melhoram os resultados da sua empresa. É importante ter um objetivo claro e definido para focar suas ações nisso.
Não espere encontrar uma grande mudança que será uma divisora de águas para sua página. Procure focar nas pequenas melhorias que, juntas, representarão um grande avanço para sua página.
Se você tem alguma dica interessante para compartilhar conosco sobre sua atuação nas redes sociais, deixe um comentário 🙂

fonte: https://resultadosdigitais.com.br

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