A importância do digital para empresas em época de pandemia e estratégias para empresas sobreviverem à crise

A pandemia do novo coronavírus está mostrando a muitas empresas do mundo que o futuro dos seus negócios está no digital. Isso, no entanto, está acontecendo da pior forma possível: em meio à queda dos negócios de muitas indústrias e grandes incertezas, é preciso pensar em formas de reinventar o seu negócio. 

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela é vista como a única alternativa para muitos. Esse é o grande momento de investir em marketing digital. Seja para equilibrar o investimento em mídia com a força operacional, ou redesenhar estratégias de relacionamento e traçar novos caminhos para se aproximar do seu público.

É um momento de aprendizado. O digital é o lugar que abraça as mudanças de forma rápida, por que não contar com essa ajuda para se transformar? É cada vez maior o número de profissionais da área que, neste cenário de crise, estão compartilhando dados mostrando que, no final, o que constitui valor para seus clientes é uma comunicação feita com uso de estratégias digitais.

É o caso, por exemplo, dos restaurantes – tanto os grandes quanto os pequenos: vulneráveis em um momento de isolamento social, eles estão se mantendo por causa do crescimento da demanda em aplicativos de entrega.

O site Marketing Charts publicou recentemente uma pesquisa mostrando que muitos profissionais do setor e empresas estão reinvestindo o orçamento inicialmente planejado para o off-line no online: 28% delas responderam que vão direcionar o dinheiro para publicidade digital, enquanto outras 14% vão usá-lo para produzir conteúdo para redes.

Apesar do número de empresas que não vai reinvestir em nada ser alto (46%), o aumento da compreensão do investimento em digital demonstra que uma mudança tática e ágil em canais de comunicação seguirá sendo uma oportunidade no topo do funil para que esses negócios continuem ligados aos seus clientes e prospects.

Isolamento muda o comportamento do consumidor

O isolamento social mudou o comportamento do consumidor. A realidade da quarentena expandiu o consumo digital, principalmente no que se refere a itens de primeira necessidade. É verdade que alguns setores serão beneficiados, contudo, quem se voltar para o digital poderá manter-se presente no mercado. 

Em conversa no MarketPlace Live Edition 2020, Sérgio Chereneski, coordenador de planejamento de mídia da GhFly, afirmou que o “consumo digital aumentou consideravelmente no período do Coronavírus” e que só a Exame confirmou um aumento de 40% nas compras pela internet. 

Serviços de entrega, supermercados e farmácias online, home office, videoconferência, ensino EAD e segurança pública são os setores considerados de oportunidade. Contudo, mesmo que sua empresa não faça parte desses segmentos o mais indicado agora é migrar seu investimento para o marketing digital. Isso porque as pessoas estão lá e estarão lá mesmo com o fim desta crise. 

Oportunidades

Especialistas alertam que toda crise é também um momento de grandes oportunidades. O período da crise é perfeito para as empresas mostrarem seu lado humano, sem oportunismo. A situação pede que as marcas fiquem de olho no brand e nas métricas. 

“Como estamos observando, muitas empresas estão fazendo ações solidárias em prol da humanidade. Para quem atua em segmento com ligação direta ou indireta com as áreas de saúde, transporte, higiene, remédios ou equipamentos hospitalares, é o momento de pensar como pode dar sua contribuição e, ao mesmo tempo mostrar para todos que a sua empresa está engajada nessa luta e ajudará como for preciso”, afirma Diego Martins – CEO da Inside Sales. 

Mesmo que o cenário seja negativo, ainda é possível pensar estratégias para que empresas consideradas “não essenciais” consigam sobreviver em meio a essa pandemia. No segmento jurídico, por exemplo, muitos escritórios trabalhistas poderão encontrar oportunidades em rescisões contratuais, assim como nas negociações e financiamento dos clientes. 

Já no setor de automóveis, que tal trabalhar nichos estratégicos de grande necessidade no cenário atual? Como é o caso de veículos para o setor de segurança e saúde, como ambulâncias e frotas. Outro ponto é focar em motoristas de aplicativos, oferecendo descontos em serviços de manutenção, higienização e ar-condicionado. 

Estratégias de negócio e marketing digital para empresas que querem sobreviver a crise ocasionada pelo Coronavírus.

Aproveitar o poder das plataformas digitais, estar presente nos canais onde os consumidores estão, reavaliar campanhas de marcas e respostas diretas, destacar os benefícios de produtos e ofertas, demonstrar cuidado e empatia, definir uma experiência alternativa ao cliente. Em tempos de Coronavírus, as estratégias de marketing devem ser repensadas!

Confira logo abaixo uma série de estratégias para você começar a implementar, hoje mesmo, na sua empresa e reduzir os impactos da pandemia no seu negócio: 

Transforme sua operação

Um ponto que merece sua atenção é adequar o operacional da empresa. Investir em serviços de entrega é a melhor forma de facilitar o acesso do consumidor a serviços e produtos. Reforçar o serviço de delivery, assim como fechar parcerias é uma estratégia interessante. 

Antecipe suas vendas

Mesmo o segmento de turismo e hotelaria, um dos mais afetados pela crise, têm como dar a volta por cima com a antecipação das vendas. Especialistas afirmam que esta é uma forma de garantir o caixa do negócio. Outra é garantir a venda associada a um bônus, que o cliente pode vir a usar em outra ocasião. 

Faça com que seu site seja ainda mais visto!

A melhor forma de manter sua marca visível é através dos canais digitais. Sua empresa precisa ter um site moderno, eficaz e que seja alimentado diariamente com conteúdo autêntico e relevante. Seu site deve ser capaz de valorizar sua marca, não apenas vender serviços e produtos. Uma forma de garantir essa visibilidade é manter um bom posicionamento nas páginas de buscas do Google. 

O efeito de exposição é um fenômeno de marketing, no qual os consumidores desenvolvem preferência por determinada marca/ produto apenas por estarem familiarizados com eles. Este é o momento de explorar estratégias de baixo custo para manter sua marca em evidência para clientes em potencial. Trata-se de uma ação com benefícios a longo prazo. 

Sua empresa tem um blog? Ele recebe conteúdo atualizado toda semana? 

Invista como nunca em SEO e mantenha sua base de clientes

Fora da vista significa fora da mente. É sempre mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo. Por isso, o ideal nesses tempos de crise é manter contato! A automação de marketing é uma estratégia barata e eficaz quando o assunto é relacionamento. Esse é o momento certo para enviar mensagens personalizadas e contextualizadas por e-mail para seus clientes e, assim aumentar seu ROI. 

ranqueamento nas primeiras páginas de resultados do Google é outra forma de manter-se na lembrança do consumidor, quando este estiver buscando por algum termo ligado ao seu nicho de atuação. Para tanto é preciso trabalhar o SEO com as principais palavras-chave do seu segmento de mercado, como: “escritório de advocacia em São Paulo” ou “embalagens para marmitex”. 

Converse com seu consumidor

Contudo, a relação cliente-empresa é umas das questões mais importantes agora. É preciso criar canais para dialogar com o público, a fim de escutar suas dores e solucionar seus problemas. As redes sociais são ótimas para isso, já que garantem uma comunicação rápida e fácil. Você pode usar o sistema de mensagens do Facebook, Instagram ou até mesmo o whatsapp. 

Aumentar o contato social da sua marca é outra ação de marketing digital, válida nesse período de Coronavírus. Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter — esses são os lugares em que seus clientes estão discutindo suas decisões de compra, revisando seus produtos, trocando pontos de vista entre outras atividades. Aproveite o momento para criar um plano de baixo custo e fazer parte dessas conversas. 

Expanda sua atuação

Já pensou em expandir seu território de atuação? Pode ser que em outras regiões a crise não esteja tão intensa e sua empresa possa atuar com mais liberdade. Para essa estratégia, nada melhor que apontar suas campanhas de Google Ads e Facebook e Instagram Ads para outras regiões e analisar o desempenho.

Trabalhe com influenciadores

Como as pessoas não estão podendo sair de suas casas, é comum voltar-se mais para as redes sociais. Nesse período de Coronavírus, os influenciadores estão em alta e podem ser utilizados. Porém, antes de qualquer coisa, vale estudar o perfil do micro influenciador para ver se está alinhado com a proposta da sua marca. 

É preciso medir os resultados a todo momento

É importante manter uma rotina de medições e análises, para realizar o gerenciamento consciente e estratégico da verba destina a marketing digital. Você pode focar em avaliar as vendas, número de leads gerados entre outros indicadores de desempenho. Se o seu orçamento for limitado, saber o que funciona vai ajudar a facilitar a tomada de decisão sobre onde investir o dinheiro. 

Tentativa e erro

Vale dizer que não há uma fórmula para o que funciona e o que não funciona. Cabe a cada segmento e empresa implementar, testar e medir. Contudo, é importante ser ágil e criativo, apostar em estratégias baratas e fáceis de executar. Caso o retorno não seja o esperado, mate o experimento e siga para o próximo. 

Todos temos a esperança de que logo esse vírus será combatido e esse período de isolamento acabará. Contudo, é preciso estar preparado porque o mundo não será mais o mesmo. Da mesma forma que com a crise econômica de 2008 empresas como o Uber e o Airbnb surgiram e mudaram a forma com que nos locomovemos e hospedamos, muita coisa pode acontecer. É importante estar preparado.  

Nós da MF Estúdio estamos preparados e a postos para ajudá-lo a passar por essa pandemia, porque Marketing Digital é a nossa especialidade. 

fonte: integracaodigital

 

 

 

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