Com o grande número de lojas existentes, diferenciar-se da concorrência é fundamental. Conheça 10 dicas no artigo!
Em 2019, o Brasil contava com 930 mil e-commerces (lojas online). O dado é do BigData Corp em parceria com o Paypal e mostra como a concorrência pode ser intensa não apenas nas lojas físicas, mas também nas digitais, que além de concorrerem entre si, concorrem com lojas físicas. Nesse contexto, diferenciar-se das outras lojas físicas e virtuais é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Para muitos empreendedores, montar uma loja resume-se apenas em inserir os produtos e disponibilizar meios de pagamento para que os clientes possam comprar. Entretanto, com tantas lojas disponíveis, é necessário conquistar o consumidor.
Portanto, nas próximas linhas, vamos apresentar 10 dicas para que seu negócio possa se destacar da concorrência, encantar muitos clientes e, consequentemente, ter um aumento nas vendas. Acompanhe a leitura!
1. Foque em um nicho específico
O primeiro passo para se destacar da enorme concorrência que existe no comércio digital é focar seus produtos em um nicho específico. Isso significa que você deve buscar solucionar um problema característico de um grupo restrito, que ninguém mais está resolvendo.
Dessa forma, a chance de seu negócio conquistar um espaço entre aquele grupo de consumidores aumenta consideravelmente. Além disso, essa é uma forma de evitar a concorrência direta com grandes redes varejistas.
Vejamos um exemplo prático. Se você quer vender ou já vende produtos para pet, em vez de vender de tudo, você pode escolher um tipo de animal de estimação e, mais ainda, um gênero específico de artigos.
Uma ideia seria vender roupinhas para cachorros com estampas combinando com acessórios para os donos, como uma coleira para o cão e uma tiara para a dona com os mesmos desenhos, por exemplo.
2. Estude a fundo sua persona
Para que o primeiro ponto possa ser executado com sucesso, um aspecto complementar é estudar a fundo a persona do seu negócio.
De forma resumida, persona é um personagem semifictício que vai representar seu cliente ideal. Esse perfil deve conter informações mais específicas do que a do público-alvo. Além de informações demográficas, devem constar elementos como:
- gostos, preferências e costumes;
- hobbies e hábitos, especialmente de uso da internet;
- necessidades e medos.
A partir dessas informações, vai ficar muito mais fácil entender seu público. Desse modo, criar uma solução para o problema com seus produtos e comunicá-la a essas pessoas se torna uma tarefa mais simples.
No começo do negócio, é normal que uma parte das informações referentes à persona seja feita a partir de suposições acerca do público que você quer atingir.
Mas a ideia é que, à medida que você tenha seus primeiros clientes, realize pesquisas qualitativas com eles para entender melhor quem são eles. Mas não se preocupe se não souber do que se trata, falaremos sobre elas mais adiante.
3. Faça uma análise da concorrência
Para poder se destacar de outras empresas, é importante também saber o que elas estão fazendo. Nesse sentido, a análise da concorrência se torna indispensável.
Ao analisar seus concorrentes, você deve observar aquelas empresas que disputam o mesmo mercado que seu negócio. E essa verificação de como se portam outros negócios deve ser constante.
Algumas formas de fazer essa análise da concorrência são:
- navegar pela loja virtual ou instagram do seu competidor;
- observar os conteúdos publicados nas redes sociais deles;
- cadastrar-se em suas newsletters;
- visitar as páginas dessas empresas em sites como o Reclame Aqui.
A partir daí, você será capaz de identificar pontos fortes e fracos tanto deles quanto seus. Dessa maneira, ficará mais simples planejar ações para fortalecer o que você já tem de bom e melhorar o que está atrás da concorrência.
4. Tenha o atendimento como um diferencial
Para muitos negócios, o atendimento é apenas um pré-requisito a ser cumprido. Entretanto, esse pode ser um ponto fundamental para conquistar e fidelizar clientes.
Logo, você pode dar um foco especial ao atendimento ao cliente em sua loja. Em primeiro lugar, garanta que sua equipe seja sempre educada e solícita. Ouça e tente ajudar os clientes que procurarem pelos seus serviços e produtos.
Além disso, sempre que uma compra for entregue aos seus clientes (em caso de lojas virtuais), envie uma mensagem de acompanhamento. Você pode perguntar se chegou tudo certo e enviar dicas de uso e de manutenção do artigo.
Esse pequeno gesto pode fazer toda a diferença para que esse consumidor se lembre da sua loja — e não do seu concorrente — em uma próxima compra.
5. Planeje uma estratégia de frete (em caso de lojas virtuais)
O frete é uma das maiores dores no comércio digital. Para os clientes, os altos preços e prazos, muitas vezes, desestimulam a compra. E, para os lojistas, esses fatores pesam no abandono de carrinhos.
Como forma de evitar esse problema, você deve ter uma estratégia para oferecer as melhores condições aos seus clientes. Uma forma de fazer isso é cotar com mais meios de envio que não apenas os Correios.
Muitas vezes, de acordo tamanho e peso de produto ou com o endereço onde ele deve ser entregue, diferentes opções trarão o melhor custo-benefício.
Para que esse trabalho de cotação não precise ser feito manualmente, existem empresas como Melhor Envio e Frenet, que fazem essa comparação.
É possível até mesmo integrar essas soluções diretamente a algumas plataformas de e-commerce. Assim, a cotação será feita automaticamente e as melhores opções apresentadas ao cliente no site.
6. Faça seu plano de marketing
Toda loja virtual que queira vender seus produtos precisa fazer algum tipo de divulgação. Muitos negócios fazem isso pontualmente, sem muita organização. Porém, estruturar a estratégia em um plano de marketing pode ser um diferencial.
Ter suas ações estratégicas registradas nesse documento vai ajudar no planejamento a longo prazo. Por meio dele, você terá controle sobre o que já foi realizado e os resultados que estão surgindo a partir de determinada ação.
Assim, será possível realizar iniciativas certeiras na área de marketing, de modo a identificar quais ações trazem melhor retorno sobre o investimento (ROI). Nem todos os negócios fazem isso, o que pode te trazer maior sustentabilidade financeira em relação à concorrência.
7. Foque em ter um bom site (responsivo) ou redes sociais agradáveis e bem atualizadas.
De acordo com o NuvemCommerce, relatório anual do e-commerce da Nuvemshop, 65% das vendas realizadas por lojas que utilizavam a plataforma foram feitas para clientes utilizando dispositivos móveis em 2019. Ou seja, mais da metade dos consumidores compraram por smartphones ou tablets.
Por isso, focar em sites, redes sociais e responsividade da sua loja virtual para esses aparelhos é fundamental. Pense em um cliente que acessa um e-commerce por meio de seu celular e nota que o site não carrega direito. Ele vai procurar o produto que quer na concorrência, certo?
Portanto, você deve evitar que esse tipo de coisa aconteça. Para isso, certifique-se de organizar bem suas redes sociais e investir em um bom site responsivo.
8. Ofereça um checkout simples e seguro (em casos de lojas virtuais)
O momento de finalização de uma compra pode ser determinante para que ela ocorra de fato ou não. Isso porque checkouts que exijam muitas informações podem levar ao abandono do carrinho de compras. Portanto, exija apenas os dados indispensáveis para cobrança e entrega da encomenda.
Além disso, a segurança na hora do pagamento é fundamental. Afinal, se encontrar qualquer coisa suspeita, o cliente vai desistir de inserir suas informações pessoais ali.
Por esse motivo, oferecer o checkout transparente é uma boa ideia. Com essa funcionalidade, o pagamento é processado sem que o consumidor precise ser redirecionado para uma página externa ao seu site.
9. Pense na experiência do cliente
Muitas lojas/negócios acabam tomando as decisões baseado no que é melhor para o negócio. É claro que sua empresa precisa ser lucrativa, mas, para isso, é necessário que os clientes comprem de você.
Nesse sentido, leve sempre em consideração a experiência do cliente quando em contato com sua marca. Ofereça a melhores opções, publique conteúdos relevantes para o público em seus canais de comunicação, forneça diversas opções de pagamento em sua loja e por aí vai.
O pensamento de “o cliente em primeiro lugar” pode colocar seu negócio em destaque frente aos concorrentes que não sigam essa máxima.
10. Realize pesquisas com seu público
Por fim, para poder levar as opiniões dos clientes em consideração, você pode realizar pesquisas com eles. Elas podem ser tanto quantitativas como qualitativas.
Essas perguntas podem ser feitas em relação a diversos aspectos do seu negócio, como, por exemplo:
- funcionalidades e variedades de produtos que eles gostariam de ver em seu negócio;
- conteúdos que gostariam de consumir em suas redes sociais;
- meios de pagamento que gostariam de utilizar.
Além dessas, muitas outras informações podem ser abordadas nessas pesquisas. Esses dados podem ser levantados a partir de questionários enviados por e-mail, ligações para aqueles que concordarem em participar ou, até mesmo, pelas funcionalidades disponíveis nos stories do Instagram.
Como pudemos observar, existem diversas formas para que seu negócio possa se destacar da concorrência. A escolha de quais delas serão mais efetivas para seu negócio vai depender do que você identifica como forças e fraquezas dos seus competidores e também das suas estratégias.
Além disso, as dicas não precisam ser todas aplicadas de uma só vez. Você pode ir fazendo uma modificação por vez, de acordo com as necessidades que encontrar.
Então, está pronto para se destacar da concorrência no comércio?