Que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes da atualidade e é fundamental na estratégia de Marketing Digital, não há dúvida. São mais de um bilhão de usuários nos quatro cantos do planeta. É uma plataforma que oferece ótimas possibilidades quando o assunto é engajamento entre público e marca.
Porém, há detalhes que não devem ser ignorados. Além de conhecer como o Instagram funciona, é importante evitar erros simples e que podem atrapalhar o desempenho do negócio nessa rede. Para que sua empresa tenha sucesso no Insta, destacamos nesse post o que não deve ser feito por lá.
Não confunda sua conta da empresa com a sua pessoal
Por mais que você seja o fundador da empresa, jamais devem ser misturadas essas duas informações. No Instagram da empresa, poste assuntos relacionados com o seu nicho de mercado, imagens bacanas para seus seguidos que estejam diretamente ligado ao seu setor.
Deixe que as viagens de família, fotos de comida ou na academia para serem postadas em seu perfil pessoal, pois é o lugar mais certo delas.
Claro que toda a empresa precisa de um toque pessoal em seu material, aquele calor humano que que mostra que existem pessoas por trás das máquinas, sendo assim, para resolver esse problema, publique fotos da rotina de trabalho da equipe, de ações sociais que vocês participam ou dos treinamentos. Tudo isso ajudará a engajar com seus seguidores.
Nunca utilize uma imagem sem dar os créditos
Como sabemos, o Instagram é uma rede social totalmente visual, sendo assim o que mais você irá utilizar sem suas campanhas são imagens, fotografias e vídeos. Com toda a certeza, você irá fazer comparações com outras marcas e achar imagens bem bacanas relacionadas ao assunto que está abordando.
Existe uma lei para essa utilização que é o nosso primeiro mandamento, nunca ou em hipótese alguma copie uma imagem sem dar os devidos créditos a ela, uma vez que, você não quer a sua página repleta de comentários negativos denegrindo a imagem da sua empresa, não é mesmo?
O ideal é que todas as suas imagens sejam próprias, ou criadas a partir de algum programa de edição de imagem ou tiradas mesmo, no entanto, se você quiser postar uma imagem já utilizada, seja ético e utilize a ferramenta Repost, que permite que você compartilhe dando os devidos créditos.
Modificar a legenda nas primeiras horas após postagem
Se você deseja ter bons engajamentos nas suas postagens, é melhor que não modifique a legenda após publicadas, pois isso fará com que o Instagram entregue seu conteúdo pra menos pessoas.
Para evitar mexer na legenda, localização, que são recursos que se alterados ou editados nas primeiras horas de postagem pode diminuir o engajamento de sua publicação, analise com cuidado antes de postar.
Verifique se está tudo correto, se as palavras foram digitadas de forma correta, se a localização está certa, etc. Observe bem umas 3 vezes, no mínimo, antes de publicar para que não precise mexer em nada depois.
Feito isso, você evitará que sua postagem tenha um alcance baixo.
Foto com qualidade baixa
Me explica uma coisa, se a principal finalidade do Instagram é ter uma rede de imagens interessantes e de muita qualidade para que seja possível dividir momentos legais com seus seguidores, qual é o real sentido de utilizar imagens de baixa qualidade? Sabemos que os recursos já são limitados, as imagens não podem ser enormes e temos uma quantidade de filtros pré-determinados para melhorar a composição da imagem, então o melhor que tem a fazer é deixar a sua peça o mais bonita possível.
Selecione com cuidado cada imagem da postagem para garantir que a qualidade esteja muito superior as expectativas do usuário.
Legendas clichês ou sem objetivos que conversem com o seu público
Produzir uma boa legenda é um trabalho complicado em alguns momentos. Não é à toa que existem muitos artigos ensinando como fazer isso com sucesso. Mas não adianta por qualquer legenda somente para dizer que tem. Até porque, quanto menor for a legenda, maior será o engajamento para com o público. Por isso, se deseja legendar uma publicação, escreva algo que case com o que será postado. A maneira mais simples de escrever uma legenda é descrevendo ou explicando as imagens postadas. Tente este método e me diga se funcionou para você.
Usar hashtags famosas que não casam com o conteúdo da publicação
No seu perfil você fala sobre moda e beleza, mas suas hashtags não deixam claro que seu segmento é este. Você nunca deve usar hashtags famosas que não casam com seu tipo de conteúdo somente para ter curtidas, pois muitas vezes, as pessoas irão visualizar sua publicação e perceber que não tem conexão com a tag usada. Seu engajamento irá despencar desta forma. Então, para que isto não ocorra, você deve usar hashtags que casem com suas publicações e que fale sobre seu segmento que é moda e beleza.
Feito isto, você terá um maior alcance de pessoas usando a hashtag correta para seu nicho.
Postar 3 ou mais fotos numa mesma hora
Eu já cai nessa besteira de publicar 3 fotos seguidas e sabe o que aconteceu? Apenas uma das 3 teve um bom alcance de comentários e curtidas. As outras duas imagens ficaram com um alcance muito baixo. Para você ter noção da diferença de curtidas, a primeira postada teve 200 curtidas e as outras duas que postei logo em seguida teve apenas 40 a 60 curtidas. Então, se você deseja que mais pessoas vejam suas publicações, não poste uma atrás da outra. Você pode postar em formato carrossel, que são mais de uma fotos em apenas uma publicação.
Sabia que fotos em carrossel tem mais engajamento do que fotos únicas? Pense nisto, caso queira aumentar seu alcance na rede.
Não responder os comentários ou interagir com o público
Um erro clássico. Isso passa a sensação de que você “ignora” quem interage com a sua marca no Instagram. Aproveite a oportunidade para aumentar o engajamento: agradeça pelos compartilhamentos, responda aos comentários e seja solícito.
Se importar mais com quantidade do que com qualidade
om as mudanças recentes no algoritmo no Instagram, o alcance das postagem foi reduzido drasticamente. Ao invés de fazer cinco ou seis postagens por dia, é necessário ser relevante e entregar valor a quem te segue. Elabore e publique conteúdo estratégico, com fotos, vídeos e posts de qualidade.
Não ter metas bem definidas
O que você planeja para o perfil da sua empresa/negócio no Instagram? Se você não sabe como responder essa pergunta, há alguma coisa errada. Comece fazendo um planejamento de posts e responda o seguinte: isso vai me ajudar a alcançar a meta que estabeleci? O planejamento garante que você publique conteúdo de qualidade e de forma constante.
Sobre as metas, coloque no papel e, depois de um tempo, observe se está no caminho de alcançá-las. Pode ser aumentar o número de seguidores ou ampliar o tráfego para uma página de vendas, por exemplo. O importante é acompanhar o desempenho e fazer do Instagram um canal importante para o seu negócio.