A combinação de formas e cores é crucial para harmonizar um elemento, um ambiente, uma imagem ou um logotipo, desta maneira nos identificamos com o que vemos, com o que gostamos e sentimos, pois as cores nos representam, representam nossa marca, nosso trabalho e o mais importante, representam nossa essência.
Assim, para qualquer atividade em que se usem cores, deve ter uma harmonia e gostos pessoais, tais como combinação de roupas, design de interiores, decoração, e é claro, design gráfico!
Então, quando criamos um logotipo para um cliente, antes de começar, é necessário entender o que o cliente faz, entender seu trabalho, entender a sua essência, assim podemos sugerir cores que melhor “casem” com seu trabalho e projeto.
Significado das cores
A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.
A escolha das cores na criação de um projeto, seja logotipo, website ou até mesmo de um uniforme, é muito importante para o sucesso de uma marca.
Pensando nisso, a We Do Logos, maior comunidade de designers da América Latina, fez um infográfico que explica como as cores afetam os seres humanos em suas decisões.
O estudo revela que 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca, enquanto 6% verificam a textura e 1% escolhem pelo som ou cheiro.
Logotipo, slogan, loja, pintura, ambientação, uniformes e cartões de visita são algumas das formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público alvo.
A utilização de cores e elementos gráficos de forma harmoniosa é fundamental para que as pessoas consigam identificar ou associar à marca/produto.
“Ao criar uma identidade visual, temos que fazer um estudo de cores e tipografia para dar suporte à marca/produto e torná-lo forte e memorável ao consumidor”, explica Gustavo Mota, CEO da We Do Logos.