Do capacete amarelo de um operário de construção à pureza do branco de um vestido de noiva, as cores transmitem informações importantes. O seu impacto poderoso e imediato faz da paleta de cores um componente crucial nos esforços de branding de qualquer empresa.
O esquema de cores que você vai criar para a sua marca vai ter um papel chave em todos os seus diversos recursos de marketing – desde a construção do site até o design do logo e muito mais. Usar as cores da marca de forma consistente em todas as plataformas vai proporcionar um aspecto unificado com o da sua empresa e, dessa forma, o resultado será que tudo será facilmente lembrado e reconhecido.
Para ajudar o seu negócio e marca se destacarem com as cores certas, este guia completo cobrirá tudo, desde o que representam as cores da marca até um passo-a-passo do processo para escolher as suas. Também selecionamos e analisamos 10 exemplos de cores de marca de muito sucesso para você se inspirar:
Como escolher as cores da sua marca
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Estabeleça a identidade da sua marca
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Pesquise os significados das cores
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Busque inspiração
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Escolha sua cor primária
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Escolha suas cores secundárias
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Selecione cores neutras
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Teste as cores da sua marca
O que são as cores da marca?
As cores da marca são uma paleta, de umas cinco a dez cores, que são usadas para representar uma certa empresa. O uso consistente e estratégico das cores da marca pode aumentar a visibilidade e o reconhecimento da mesma.
Algumas das principais utilizações das cores da marca incluem: o logo da empresa, o esquema de cores do site, as redes sociais, o design do cartão de visita e anúncios impressos e digitais. Para empresas que também têm operação em locais fixos, as cores das marcas também pode ser utilizadas no design da loja, nos uniformes dos funcionários, nas embalagens dos produtos e mais.
01. Estabeleça a identidade da sua marca
As cores da sua marca são um reflexo da identidade da sua marca. Por consequência, a sua paleta de cores deve estar alinhada com os valores e a mensagem que você deseja comunicar.
Para esse propósito, primeiro você precisa definir a identidade da sua marca. Uma prática recomendada para isso é compor uma lista de adjetivos que descrevam o caráter da sua empresa, como se você estivesse falando de uma pessoa. Pergunte a si mesmo como gostaria que fosse a marca e o que a faz se destacar da concorrência.
O espectro de traços de identidade da marca que você encontra a seguir pode te ajudar a identificar mais facilmente a essência da sua marca:
02. Pesquise o significado das cores
Agora que você já identificou a personalidade da sua marca, chegou a hora de escolher as cores que vão fazer ela brilhar. Para isso, vale a pena dar uma olhada nos fundamentos da psicologia das cores para saber o significado das cores comuns.
No entanto, também é importante mencionar que cor não é uma ciência exata e não há nenhuma equação para definir com precisão o que significa cada cor. É aqui que entram as combinações de cores, uma vez que ajudam a conseguir uma aparência que evoca certos sentimentos através da sua composição.
Para compreender isso, pense na diferença de significado da cor azul quando está junto com dourado – evoca sensações de realeza e luxo – e o oposto, o mesmo azul junto com rosa – tende a transmitir uma sensação de algo muito mais lúdico.
As cores podem significar diferentes coisas dependendo de com quais outras cores estão pareadas e dependendo também das conotações culturais e de contexto. Há, no entanto, tendências claras no uso da cor com base no mercado. Para te ajudar a escolher a paleta de cores certa para o seu negócio, veja a seguir uma rápida análise de cores de marca populares em alguns dos principais mercados:
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Alimentação: Muitos restaurantes e negócios relacionados à alimentação optam por usar cores quentes que atraem a atenção e evocam o apetite como, por exemplo, o vermelho, laranja e amarelo. Outras marcas de negócios relacionados à comida escolhem o verde para promover uma conexão com nutrição e bem estar ou azul e rosa para doces e sobremesas.
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Saúde e bem estar: A maioria das empresas relacionadas ao bem estar escolhem o azul para significar limpeza, confiabilidade e responsabilidade. Outras opções bem comuns são o verde, que representa a natureza e tudo o que é saudável e o laranja que pode transmitir ideias de vitalidade e energia.
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Moda e beleza: Os mercados de beleza e moda frequentemente usam o preto para dar um ar de sofisticação e glamour e cores quentes como o vermelho, laranja e rosa para paixão, confiança e entusiasmo.
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Alta tecnologia: Empresas de tecnologia optam muito pelo uso do azul que simboliza confiança, inteligência e eficiência. Outras cores podem ser o laranja que é amigável e otimista e o roxo que representa qualidade e criatividade.
03. Busque inspiração
Como um passo final antes de resolver as cores da sua marca olhe para se inspirar nas cores ao redor. Verifique as paletas dos seus concorrentes e procure compreender o que as faz funcionar bem. Pense no que você pode aprender com a escolha de cores que eles usam e de que forma você pode se diferenciar da concorrência.
Outras grandes fontes de inspiração são geradores de paletas de cor online, onde você pode encontrar ideias interessantes para pareamento de cores e tons hipnotizantes.
Para que suas ideias criativas comecem a fluir, nós reunimos 10 cores de marcas de sucesso e analisamos o que gostamos nelas. Role até o final deste artigo para deliciar seu olhar com algumas cores maravilhosas.
04. Escolha sua cor primária
A cor primária da sua marca ou a cor central é aquela que é mais associada à sua marca. Pense no Azul Tiffany ou no vermelho do Pinterest.
Para a sua cor primária procure uma que melhor represente a sua empresa com base no significado das cores. Você pode experimentar com diferentes tons e nuances da cor que tem em mente, partindo do mais exuberante e escuro até o mais suave e pastel ou até mesmo o neon, de forma a encontrar o tom perfeito.
05. Escolha suas cores secundárias
Uma vez escolhida sua cor primária, escolha de duas a quatro cores para se juntar à primária. Essas cores irão complementá-la e podem aparecer junto com ela ou de forma independente. As cores secundárias de uma marca podem seguir diferentes padrões:
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Esquema de cores análogas: Estas são variantes de cor próximas da sua cor primária. Isso significa que se sua cor primária é um vermelho brilhante você pode adicionar outras cores quentes (como o laranja e amarelo) que pertençam à mesma família de cor. Esquemas de cores análogas normalmente são harmoniosos e agradáveis no seu aspecto geral.
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Esquema de cores monocromáticas: Estas são tons e nuances diferentes da sua cor primária. Por exemplo, se sua cor primária for azul, suas cores secundárias podem ser o azul claro e o azul escuro. Esquemas de cor monocromáticas podem fortalecer e realçar sua cor principal.
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squemas de cores contrastantes: Cores contrastantes são cores complementares (aquelas que ficam em oposição no círculo de cores) ou uma seleção de tons coloridos e igualmente vibrantes. Este esquema de cores pode ajudar as cores da sua marca a se destacarem e normalmente transmitem uma sensação moderna e jovial.
Ao criar as cores da sua marca, é fácil focar nas cores principais e esquecer das neutras. No entanto, as cores neutras são importantes uma vez que são elas as responsáveis pela maior parte da sua comunicação (como, por exemplo, as cores do seu texto) e que vão aparecer ao fundo da maior parte dos seus recursos.
Cores neutras, em geral, são o branco ou preto, frequentemente combinadas com alguns tons de cinza.
07. Teste as cores da sua marca
Uma vez que tiver escolhido as suas cores, coloque-as todas juntas e teste-as em algumas combinações diferentes para ter a certeza que se complementam umas às outras e que transmitem a mensagem que você deseja.
Você também deve testar a sua paleta em termos de acessibilidade de forma a se certificar que juntas elas são perfeitamente legíveis. Há muitos recursos online e plugins do navegador que podem testar o contraste das cores em termos de acessibilidade. O Contrast Checker e Colour Contrast Analyser são duas dessas ferramentas que nós recomendamos.
10 cores de marca que funcionam para sua inspiração
1. Starbucks
As cores da marca Starbucks são baseadas em uma família de verdes combinados com quatro cores neutras. A sua cor primária é a do logo de sereia – um tom icônico que é conhecido como “Verde Starbucks”.
A paleta de cores se expande para mesclar esse verde primário, alusivo ao rico patrimônio da marca, com outros tons “frescos e convidativos”. Esses incluem dois verdes secundários e um verde como cor que dá destaque.
As cores da marca Instagram são um gradiente do azul ao amarelo com uma vasta gama de roxos, rosas e laranjas entre eles. Este gradiente é uma nova interpretação do arco-íris da marca, presente no seu logo anterior, esqueumorfo.
Essa riqueza de espectro de cores pretende evocar sentimentos de “calor e energia”. É também um tributo à importância da cor nos filtros do aplicativo, nos uploads comunitários e mais.
03. Slack
A paleta de cores do Slack é tão refinada quanto divertida. Apresenta quatro cores primárias – branco, preto e dois tons de roxo berinjela. As cores que acompanham as primárias como cores que dão destaque são o azul, o verde, o amarelo e o vermelho.
No caso do Slack, as cores que dão destaque são o centro das atenções no logo e não o roxo berinjela da cor primária. As quatro cores se juntam para formar um “jogo da velha” e evocam um trabalho de equipe e colaboração.
04. The Guardian
O The Guardian é mais associado aos seus tons de azul marinho e amarelo brilhante. No entanto, para uma plataforma tão rica em conteúdo, as cores tomam parte em bem mais que apenas o branding. Elas também servem como uma ferramenta de navegação fazendo a distinção entre os diversos tipos de conteúdo editorial.
Por exemplo, o vermelho marca artigos referentes a notícias, o laranja é para opiniões e o marrom é para tópicos culturais. Cada uma dessas cores vem numa seleção de tons dependendo de que forma são aplicadas: escuro, básico, pastel e desvanecido. Isso permite uma flexibilidade no uso da cor.
O Google tem um design de logo atemporal, desses que todos nós conhecemos de cor. E exatamente como o próprio design, as quatro cores do logo (azul, vermelho, amarelo e verde) são igualmente sinônimos da empresa. Essas são as cores primárias do logo, junto com o branco que também é predominante nas interfaces do Google.
As cores secundárias do Google são versões mais escuras das cores primárias. E ainda são seguidas pelas cores terciárias em tons de azul claro e de verde claro e uma gama de tons de cinza que funcionam como as cores neutras para transmitir informação, como texto, por exemplo.
Lyft é muito conhecida pelo seu rosa. Mas surpreendentemente a paleta primária da marca é composta de branco como sua principal cor, seguida por preto e aí sim entra o Rosa Lyft. Essa proporção é usada para incutir ao rosa um maior significado, fazendo a cor se destacar quando é usada.
A paleta secundária da marca é muito mais abrangente, inclui 40 cores diferentes – dos verdes e amarelos aos azuis e laranjas. Estas são usadas para dar apoio às cores principais e têm um papel menor na criação da identidade da marca.
07. Dell
As cores da marca Dell são divididas em três níveis. O primeiro nível inclui as cores principais da companhia com o Azul Dell como cor primária, transmitindo uma sensação “vibrante e energética”. Os três tons de azul funcionam como a base do restante da paleta.
O segundo nível é composto pelas três cores que dão destaque (roxo, berry e laranja) e cinco neutras (branco e uma gama de cinzas). Por fim, o terceiro nível que consta de mais três cores para dar destaque. O preto é uma exceção nessa paleta e pode ser usado para texto ou no logo, mas não como um elemento de design.
08. Dropbox
As cores primárias do Dropbox são azul, preto e branco. Mas há muito mais a respeito, uma vez que o principal foco aqui é a versatilidade das diferentes combinações de cor. O Dropbox ostenta 18 cores da marca que produzem um total de 32 pareamentos diferentes.
O rico espectro de cores do Dropbox tem intenção de gerar misturas únicas que funcionam bem juntas e levam a “combinações interessantes e frequentemente incomuns”. Esta linguagem visual única é alcançada através de variações dinâmicas que se misturam e combinam e não através de unificação e padronização.
O logo da Mastercard é composto por dois círculos que se sobrepõem parcialmente, um vermelho e o outro amarelo e juntos produzem um tom laranja brilhante. Esse mesmo laranja é a cor primária da empresa acompanhado por dois tons de cinza (claro e escuro) como as cores de fundo.
As cores secundárias na paleta de cores da Mastercard são dourado, amarelo e verde e as cores que dão destaque são vermelho e azul petróleo.
10. Airbnb
Há cinco cores da marca Airbnb. A mais proeminente entre elas é o rosa (chamado Rausch) que também é a cor do logo da marca e é usada repetidamente no design do site da empresa. Juntam-se a esse rosa um tom de turquesa, de laranja e dois de cinza – escuro e claro.
fonte: https://pt.wix.com/blog/