Criação de conteúdo em tempos de crise: O que postar?

No universo do Marketing Digital, a produção de conteúdo sempre foi uma ferramenta importante no desenvolvimento de ações de divulgação.

Não só por ser o coração de uma estratégia digital, mas o conteúdo sempre significou para mim uma etapa essencial na construção de relacionamento e transparência entre marcas e consumidores.

Ao planejar a criação de conteúdo, buscamos responder às perguntas feitas por meio das diversas pesquisas nos principais buscadores. Porém, em um cenário tão complexo e repleto de incertezas, qual é a resposta mais importante que a sua marca pode oferecer, diante de tantas perguntas?

Separamos alguns aprendizados que tivemos durante os últimos meses. Reunidos neste post, eles vão ajudar você a produzir o conteúdo certo para a sua audiência. Por isso, continue a leitura!

Criação de conteúdo: o momento é de empatia

As marcas são feitas de pessoas. Elas criam, desenvolvem e consomem produtos todos os dias. E no cenário atual de crise em que vivemos, as respostas mais importantes e necessárias ainda estão no escuro, deixando empresas e consumidores angustiados.

O momento é de empatia, acima de tudo. É preciso compreender questionamentos, anseios e dores em meio à crise e à necessidade de adaptação repentina.

É tempo, também, de ser vulnerável e mostrar de forma transparente que a sua empresa, feita de tantas pessoas, também está repleta de dúvidas e angústias, assim como as pessoas que você quer alcançar.

Além disso, é tempo de conhecer seu consumidor e perceber como ajudar a amenizar dores, com o melhor que você tem a oferecer: sua expertise, sua equipe, suas ferramentas e suas soluções.

Fortalecendo o relacionamento com o cliente por meio do conteúdo

Segundo Philip Kotler, em ”Marketing 3.0”, e Bryan Kramer, em ”Human to Human”, a forma como você se conecta com os seus consumidores é cada vez mais singular e importante. E essa conexão acontece a partir do momento em que suas ações são voltadas ao ser humano, como o centro de tudo.

A criação de conteúdo neste cenário de crise é essencial para reforçar sua conexão com os consumidores, priorizando a humanização e a empatia.

Um conteúdo bem-produzido poderá ajudar a sua marca a gerar mais valor para o cliente, manter o engajamento do público e fortalecer o relacionamento por meio da sua comunicação, o que inclui dicas, reflexões e solução de dores.

Como definir o conteúdo certo no cenário atual

As etapas de planejamento para a criação de conteúdo envolvem a compreensão do contexto da empresa, dos seus objetivos de curto e longo prazo, quem são seus consumidores e quais são as principais dores deles.

Em uma situação de crise, o foco ainda se mantém na relação empresa-consumidor.  Mas, agora, também é preciso se dedicar a oferecer conteúdos que ajudem o leitor na adaptação de rotinas e na busca por respostas e soluções para as novas necessidades, a partir do melhor que a empresa pode proporcionar.

O conteúdo certo vai ajudar nas necessidades imediatas dos clientes, principalmente as relacionadas ao seu segmento de atuação e sua expertise. Para que isso aconteça, é muito importante entender os fatores abaixo.

O posicionamento da sua marca

O posicionamento da sua marca no cenário atual é crucial para a sua estratégia de conteúdo.

O momento de crise nos leva a prestar ainda mais atenção àqueles que estão dispostos a se adaptar, reinventar e fazer a diferença, indo além dos benefícios comerciais. Os consumidores estão atentos ao impacto positivo que a sua marca vai gerar.

A relevância do conteúdo

Segundo um artigo publicado pelo Think with Google, buscas relacionadas ao termo ”em casa” cresceram 123% desde março.

Pesquisas com o termo "em casa" em 2020

O artigo ainda explica a jornada da quarentena, que apresenta três frentes de crescimento:

Oportunidades de conteúdo na crise
  • a busca pelo equilíbrio entre saúde mental e informações sobre o cenário atual;
  • ideias para adaptação da nova rotina em casa;
  • a compreensão dos impactos da crise na sociedade.

Por isso, busque compreender como a sua autoridade e a sua expertise de mercado podem proporcionar informações relevantes e facilitar a vida do cliente neste momento.

Isso pode ser feito por meio de conteúdos educativos relacionados com conceitos, explicações de diferentes impactos e outras sugestões aplicáveis na rotina do cliente. Pense, por exemplo:

  • Quais são as dicas e ideias que você pode oferecer para ajudar o usuário na adaptação às novas rotinas?
  • Como você pode tirar dúvidas?
  • Que tal compartilhar o que você tem feito para contribuir na crise atual?

Aqui estão alguns exemplos que podem ajudar a compreender a criação de conteúdos relevantes:

  • no segmento de construção civil e arquitetura — ofereça conteúdos sobre decoração, organização e limpeza de espaços, renovações de cômodos e assim por diante;
  • no segmento de finanças e empréstimos — ajude o leitor a revisitar e adaptar seu orçamento, fale sobre novas oportunidades de renda e aborde outros tópicos relacionados com a educação financeira;
  • no segmento de turismo — dê ideias de atividades, filmes, acessos gratuitos, dicas, receitas, entre outras.

O que o cliente realmente quer

Procure avaliar seus principais canais de comunicação com o usuário e converse com o time comercial para entender quais são as principais necessidades do público no momento.

Questione, também, por meio de redes sociais e pesquisas, quais são as grandes dúvidas e dores do público e procure descobrir se seus conteúdos estão sendo úteis.

Assim, você conseguirá entender se os materiais criados são realmente relevantes, o que permitirá adaptar a estratégia ao longo do tempo.

Onde está a sua audiência

O distanciamento social forçou uma comunicação quase que exclusiva por meio dos canais digitais. Segundo uma análise feita pelo New York Times, o consumo de conteúdo aumentou 27% no Facebook e 15,3% no YouTube durante a quarentena.

Aumento do consumo de conteúdo online

Por isso, é importante revisitar a sua estratégia de marketing e redes sociais e adaptá-la para permitir o consumo de conteúdo em diversos canais.

Tente se manter próximo do consumidor exatamente onde ele está, não só oferecendo conteúdo, mas também buscando formas de engajá-lo e compreendê-lo.

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