Crie um bom nome para sua marca

De todos os elementos e decisões necessárias de uma jornada como abrir uma empresa, é provável que o nome dela ou do produto seja uma das tarefas mais difíceis de se executar. Hoje, somente no Brasil existem um pouco mais de 18.000.000 (dezoito milhões!) de empresas. Imagine criar algo que não existe? Mas calma, existe uma saída e um caminho para chegar até a criação do nome ideal para sua empresa ou produto e vamos te mostrar a trilha do ouro através dessas dicas, confira:

1. Pense diferente

O processo do Naming (criar um nome) envolve satisfazer muitos critérios fundamentais. Idealmente, um nome é relevante, positivo, memorável, razoavelmente curto, não muito genérico, não muito semelhante aos nomes da concorrência, apelativo, associado a um domínio virtual disponível, registrável no INPI e distinto o suficiente para trazer sua página de web para o topo dos resultados de busca. As probabilidades são contra um nome simplesmente aparecer na sua mente satisfazendo a todos esses critérios. Isso significa que a maneira mais eficaz de chegar a um nome é pensar em muitas ideias diferentes. Vá contra as regras e a maré, crie um nome diferente, crie uma nova tendência, um novo mercado.

A Natura é um ótimo case nesse sentido. Quando Luis Seabra fundou a Natura em 1969, quase todos seus concorrentes adotavam nomes de origens européias, principalmente que remetesse a França. Mas Seabra tinha outro objetivo: construir uma marca e empresa que estivesse ligada ao bem estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas. Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.

2. Tenha certeza da sua Visão

Quando você decidiu criar sua empresa, com certeza você tinha um objetivo, seja ele ajudar as pessoas a comprar comida pela internet ou promover encontro de casais por aplicativos de smartphones. Por isso, a primeira dica é você definir exatamente o que sua empresa é e o que você quer entregar de valor para seu consumidor. Isso é a sua Visão: onde você quer chegar e o que você quer ser.
Toda empresa deve ter um diferencial que será refletido no nome da empresa, na identidade visual, no time e, principalmente, na mensagem que ela irá passar ao mundo.

3. Tente diferentes tipos de nome

Uma ótima forma de aumentar as chances de ter ótimas ideias de nomes é tentar criar diferentes tipos de nome. Metáforas, junção de palavras e palavras inventadas são algumas das formas de começar a pensar. Isso fará com que você considere possibilidades que talvez não tenha dado importância, além de ajudá-lo a descobrir qual é o tipo certo de nome para sua empresa, produto ou serviço

4. Use inteligência coletiva

Outra boa maneira de diversificar suas ideias de nome é ter muitas pessoas contribuindo. Eles podem ajudar tanto sugerindo nomes, quanto avaliando criticamente as ideias dos outros. Outras pessoas vão notar preciosidades que você ignorou e insucessos que você está apegado por razões tolas.

5. Pense em palavras

O quer serve para nomes, também serve para a matéria-prima que será usada na criação dos nomes. É improvável que a palavra certa apareça repentinamente na sua cabeça, servindo como base para um nome composto, um nome com palavras misturadas, ou outros tipos de nome que envolvem juntar palavras. Ajuda muito ter em mãos um grande número de palavras relevantes, as quais você pode selecionar as que você vai utilizar. Um dicionário de sinônimos quebra um galho.

6. Faça exercícios para explorar conexões à conceitos relevantes

Profissionais de criação, especialmente especialistas em Naming, adoram criar mind maps (quadro com conexões entre ideias, palavras e conceitos), e outros exercícios para quebrar seus hábitos mentais e explorar conexões que ninguém nunca pensou. Você também deveria fazer isso. Comece com um entendimento claro sobre o que a sua empresa/produto/serviço faz e como ela beneficia as pessoas. Então pense em coisas que são indiretamente associadas a essas ideias. Inclua algumas coisas que são visualmente distintas, como imagens. Pense em coisas que possam representar uma função ou benefício, metaforicamente. Boas metáforas fazem com que ideias abstratas fiquem tangíveis e ideias obscuras fiquem claras. Finalmente, algumas associações livres não fazem mal a ninguém.

7. Converse com seu público

Uma prática que instigamos sempre em nossos clientes de criação de nome é que eles busquem o público deles e apresente as opções de nomes para eles falarem. É importante perceber como seu cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome. Se ele responder algo similar ao que sua empresa realmente faz, pode apostar que você está no caminho certo.
Nem sempre o nome vai estar inteiramente ligado ao negócio da empresa, mas uma pronúncia forte e fácil é essencial, veja o exemplo da Red Bull, marca de energético que tem em seu nome duas palavras de pronúncia e significado forte (“Red” – Vermelho e “Bull” – Touro).
Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar. Se você está lançando algo em uma escala global e está preocupado com o que o seu nome pode significar em outras línguas, pergunte a um nativo ou especialista.

8. Pesquise muito

A pesquisa é essencial para que você chegue a um gran finale fenomenal. Faça um benchmarking de seus concorrentes diretos e indiretos, como eles se comunicam, quais cores usam e se já existem nome similares ao que você pretende usar. Outra pesquisa importante é em relação ao público que você pretende atingir. Pesquise a classe econômica deles, seus hobbies, como eles se comunicam na internet, quais marcas eles usam, assim você conseguirá ficar bem próximo e falar a “mesma língua” que eles! 

9. Faça um Brainstorming

Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor. A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo e mande ver! Algumas dicas para o processo de brainstorming:
Nenhuma ideia é ruim ou errada. Não vale cortar os colegas, isso acaba inibindo e prejudicando a sugestão de novas ideias
Escreva todas as sugestões no papel, não descarte nenhuma. Somente no final, escolha as melhores e debata sobre elas.
Divirta-se! Afinal, você está criando sua empresa ou produto.

10. Está liberado para registro?

Tudo certo? Ainda não, falta um ponto principal que muita gente esquece ou nem sabe que existe. No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas. Outro ponto, ainda se falando de registro e que não pode ficar de fora de seu estudo, é realizar a pesquisa do domínio (link do site) na internet. Até porque, imagina criar um nome incrível, uma logo perfeita, um site super tecnológico e o domínio não estar liberado? A UOL tem uma ferramenta bem legal que te ajuda nessa busca.

Agora que você tem todas as dicas para o caminho da criação de um nome de empresa de sucesso, é só colocar a mão na massa e criar! Boa sorte!

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