Leia o manual de sua câmera
Muitas vezes, as pessoas compram câmeras semiprofissionais achando que isto é o suficiente, e que estes aparelhos vão tirar boas fotos “sozinhos”. Ledo engano. Uma boa câmera é apenas uma ferramenta para otimizar o trabalho do fotógrafo, e não o contrário. Por isso, leia o manual de instruções de sua câmera e saiba onde está cada comando.
Prefira tirar fotos no modo manual
Fotos no modo manual ajudam a otimizar recursos, como luz, foco e cor. Apesar de identificar algumas necessidades da foto, a câmera não conhece a intenção do fotógrafo; então você deve “contar” a ela o resultado que deseja.
Foco é tudo
Sabe aquele efeito de fundo borrado que você encontra por aí e que gostaria de reproduzir em sua foto? O segredo está no uso correto do foco, que enfatiza algum elemento dentro da composição.
Desfoque o fundo
Se você ainda não sabe utilizar corretamente o foco, um bom meio de começar é com o desfoque do fundo, pois é mais fácil focar em elementos que estão próximos da câmera. Na imagem abaixo, por exemplo, vemos que o foco está na câmera, sendo que os quadros ao fundo estão desfocados.
Atenção à nitidez
Quando um fotógrafo está focando algum elemento distante ou de cor parecida com os demais, muitas vezes acontece da foto ficar toda borrada, apesar de, no momento do clique, ela parecer focada. Lembre-se que, ao tirar uma foto, você quer destacar algo, e ninguém vai entender o que é se todos os elementos estiverem borrados.
Dê preferência à luz natural
Muitas vezes, durante a busca por uma boa foto, são utilizadas ferramentas como filtros, rebatedores e outros equipamentos. Esses elementos ajudam a otimizar a luz disponível no espaço, e não criam um efeito artificial como ISO elevado, por exemplo.
Dê preferência à luz difusa
A luz concentrada pode ofuscar elementos importantes de sua foto, já que gera sombras. Então, se a intenção é mostrar um plano mais geral, em que todos os elementos da composição estejam visíveis, evite utilizar luz concentrada, como flash ou luminárias.
O flash não é seu amigo
Essa ferramenta, que é padrão de qualquer câmera, muitas vezes atrapalha a foto. Poucas pessoas sabem usar o flash; na maioria das vezes, apenas tiramos fotos de olhos vermelhos ou de momentos onde o flash não faz diferença devido a distância do objeto.
A melhor hora para sua foto
A chamada “golden hour” (ou “hora de ouro”, em português) acontece no final da tarde, quando o sol está se pondo. Esse momento é considerado bom para fotos graças à distribuição de luz mais regular, que reduz a quantidade de sombras.
Não dê zoom
Esse é outro recurso padrão de câmeras, mas que poucas pessoas sabem usar. Para simplificar, as câmeras digitais utilizam um tipo de zoom que simula a aproximação internamente, o que reduz a qualidade da fotografia. Deste modo, ao aproximar a imagem, a queda da definição é perceptível.
Cuidado com fotos “granuladas”
A utilização do ISO muito elevado pode gerar um efeito de granulação na foto. Esse efeito não costuma ser bem utilizado, mas tudo depende da intenção do fotógrafo. Por isso, pense bem antes de definir o ISO da sua foto para não parecer que ela está velha.
Sempre que possível, utilize um tripé
Você já se perguntou a razão pela qual fotógrafos profissionais estão sempre com um tripé? A resposta é simples: para que a foto tenha estabilidade e fique nítida, sem que pareça tremida.
Tire a foto de todo o espaço e recorte depois
Na foto abaixo, o fotógrafo fez certo ao tirar uma foto do ambiente completo, mas acabou se esquecendo que o celular era dispensável e não cortou a foto. Recortar a foto depois permite que vejamos elementos que estão sobrando ou faltando na foto.
Tire fotos sempre coloridas ou sem efeitos
A lógica de cortar a foto depois também se aplica à mudança de cores da foto. Mesmo que você queira tirar uma foto em preto e branco, o ideal é transformá-la em P&B depois do clique, a fim de ver melhores contrastes e sombras, que no momento do clique podem passar despercebidos. Caso a foto abaixo tivesse sido tirada diretamente em P&B, por exemplo, não teria sido possível fazer o efeito.
Escolha o ângulo
A escolha deste item é muito importante, pois ele pode indica a intenção do fotógrafo com muita facilidade. Fotos de baixo para cima, por exemplo, colocam o fotografado em uma posição acima de quem olha a foto.
Entenda o que é o equilíbrio de brancos
Este fator auxilia o fotógrafo a reconhecer qual tipo de iluminação está sendo aplicada na fotografia. Se a foto estiver no formato RAW — um formato de foto comumente utilizado por profissionais, onde você pode editar inúmeros detalhes —, existe a opção de escolher o balanço dos brancos depois, em ferramentas mais avançadas de fotografia. Mas se você prefere tirar a foto de acordo com a sensação do momento do clique, selecione a opção de balanço correta.
Valorize as cores
No momento de comprar uma câmera, uma das características que podemos pesquisar é a quantidade de cores que ela é capaz de reproduzir. Por isso, valorizar as cores em uma composição pode destacar sua foto em comparação com as demais.
Mantenha sempre os horizontes em linha reta
Se você costuma ir à praia, provavelmente já percebeu que a linha do horizonte é reta. Por isso, nosso cérebro entende essa composição como natural. Então, se você tirar uma foto na praia em que o mar pareça inclinado de alguma forma, a foto pode ficar estranha.
Para fotos de produto, utilize um fundo neutro ou branco
Você pode notar que a maioria dos sites de eCommerce usam imagens com fundo branco, destacando somente o produto. A técnica utilizada neste efeito é chamada de “curva infinita”. Para fazer este fundo, ponha um pedaço de papel ou tecido branco atrás do produto, e prenda na parte de cima com ganchos, criando uma ligeira curva.
Cada rede social tem um estilo de foto diferente
O que Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, Pinterest têm em comum? São redes sociais onde podemos postar fotos. O que as fotos em que postamos nelas têm em comum? Nada! Se prestarmos atenção, temos a tendência de postar um estilo diferente de foto em cada rede social. Além do estilo, elas também apresentam tamanhos diferenciados. Então tire fotos únicas para cada rede e utilize o Canva para deixá-las no formato certo.
Tenha boas referências
Na química, diz-se que nada se cria, tudo se transforma. Algumas pessoas acreditam que o mesmo se aplica às artes; mas nesse caso, renomeamos transformação como inspiração. Para fazer boas fotos de paisagens, por exemplo, é preciso ter boas referências de fotógrafos especialistas em paisagens. Com isso, aprendemos que certos ângulos funcionam mais que outros, bem como cores, equilíbrio de branco, foco, entre outras ferramentas. Por isso, crie uma lista própria de referências e se inspire nelas ao clicar.
Fuja das regras
A regra mais importante de todas é que para tirar uma foto bonita não há regras. Você constrói suas referências e seu próprio estilo, seja criando fotos fora do enquadramento, fora do equilíbrio de brancos ou em outro estilo que preferir. Não tenha medo de arrisca. Inove!
Tirar fotos requer prática, portanto, não se preocupe se suas fotos não ficarem perfeitas logo nas primeiras vezes, continue treinando e faça uso dessas dicas até ficarem como deseja!