Exemplos práticos de Marketing para implementar durante a quarentena

A COVID-19 está mudando o mundo. E vai mudá-lo ainda mais – essa é uma certeza que já temos. A crise gerada pela pandemia impactou diversos mercados e segmentos diferentes. Várias empresas viram a necessidade de adaptar rapidamente o modelo de negócio, focando nas ações online. Afinal, é agora que as organizações precisam fortalecer suas estratégias digitais para continuar gerando resultados e reverterem o quadro atual de reestruturação de suas atividades. E é por isso que exemplos práticos de Marketing Digital são tão importantes neste momento. E nada melhor do que entender como outras empresas estão enfrentando o momento para ter “insights” e conseguir replicar as principais ações de sucesso neste novo cenário.

Desta forma, preparamos uma série com dicas práticas que foram utilizadas para contornar a crise e ajudaram algumas empresas a manterem seu nível de produtividade. Confira alguns exemplos práticos de Marketing para implementar durante a quarentena.

1. Não coloque o seu marketing em quarentena

Não é porque tudo parou que o marketing da sua empresa precisa parar também. Muito pelo contrário: marketing é algo que pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. Aproveite esta oportunidade para ter ideias criativas, estudar e reforçar seu posicionamento nas mídias digitais, sempre mostrando que a sua empresa se importa com a comunidade e, quando cabível, que a empresa está tomando todas as precauções para manter os funcionários e clientes seguro.

2. Organize campanhas, estude e planeje estratégias

Todos estamos “presos” buscando alguma forma de distração. Então, que tal usar as redes sociais para estar mais perto dos seus clientes? Contudo, lembre-se de que a concorrência estará maior no período. Portanto, quem se diferenciar mais, leva! E claro, use o bom senso. Todos estão passando por momentos de incerteza e insegurança. Desse modo, pense primeiro na comunidade, faça algo que gere valor, que mostre que a sua empresa busca o bem-estar comum acima de tudo. Se você só focar em vender, vai pegar mal e queimar a imagem da sua empresa. Existe a oportunidade de reforçar o posicionamento da marca neste ambiente de grande audiência.

E aparecer o máximo possível nas mídias digitais é justamente a dica e estratégia adotada atualmente pela empresa Projeto Estrutural Online, que atua no segmento de construção civil. Para isso, a equipe estabeleceu metas para garantir o reforço desse posicionamento. Algumas ações realizadas foram:

– Dobrar o volume de ações nas Redes Sociais, realizando Lives no Instagram todos os dias;

– Criação de Landing Pages para dar acesso às gravações das Lives depois que elas aconteceram;

– Convidar parceiros estratégicos para fazer ações em conjunto;

– Na área de Vendas, a iniciativa foi a de reduzir as primeiras parcelas para os novos clientes.

“Na área de Vendas, nós estamos trabalhando com a flexibilização, cobrando uma parcela muito baixa no início para ter contratação e continuar com a moral da equipe” – Guilherme Feijó, Co-Fundador da Projeto Estrutural Online.

3. Produção de conteúdo para ajudar as empresas na prevenção ao COVID-19

Para muitos segmentos que não podem deixar de funcionar durante o período de quarentena – como supermercados, farmácias e postos de combustíveis – é fundamental manter um alto nível de prevenção ao COVID-19.

E a construção de materiais e checklists de auditoria de prevenção ao coronavírus foi a estratégia adotada pela Checklist Fácil para ajudar as empresas. A startup de tecnologia, que trabalha com uma solução de eficiência operacional, também produziu conteúdos que ajudam no trabalho Home Office, para apoiar os outros segmentos que estão trabalhando nesta modalidade.

“No RD Station Marketing, nós utilizamos a funcionalidade de divulgação de Emails e a de segmentação de Leads para enviar cada material específico para o setor correspondente do público” – Marina Casaril, Produtora de Conteúdo da Checklist Fácil.

4. Marketing de conteúdo sobre seu nicho

Já faz tempo que conteúdo é o rei do marketing. Afinal, um bom conteúdo ganha bons posicionamentos no Google e aumenta a visibilidade da sua empresa organicamente. Então, se você não puder vender (e mesmo que possa), que tal aproveitar esse tempo para escrever? Escreva, faça vídeos, infográficos, podcasts… todo conteúdo que puder! Mas tem que ser conteúdo de qualidade, que resolva dúvidas, que explique o funcionamento de um produto ou serviço… Tem que ser relevante. Conteúdo é algo que leva tempo para indexar bem, então, se você se antecipar e já começar agora, quando a quarentena acabar, pode ser que você já esteja muito à frente dos seus concorrentes.

5. Faça uso de “benchmarking” e tenha novas ideias

O Benchmarking é uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo. Faça melhor, seja mais criativo! Diversifique. Uma dica é olhar o que empresas similares estão fazendo fora do país, principalmente nos Estados Unidos e na China, que estão quase sempre à frente. Outra dica é o que em inglês chamam de “ideate”. É simplesmente você escrever todas as ideias que vêm à sua mente, não importa se a sós ou em grupo. Nenhuma ideia é tola, tem que fazer isso sem preconceitos. Quando você for reler as ideias, pode apostar que, no final, sempre vai extrair uma ou duas ideias boas, pelo menos. Quanto mais ideias, melhor.

6. Faça delivery

Se a sua empresa não oferece um serviço essencial, como é o caso dos supermercados, farmácias e afins, ela provavelmente já está fechada (depende, claro, da região do país). Então, veja se não é possível oferecer um serviço de delivery. Mesmo que seja algo bem simples, por telefone mesmo – caso seja complicado, caro e leve muito tempo para a criação de um e-commerce.

Perto de casa, tem uma loja grande de cosméticos, que só faz vendas físicas. Após o início da quarentena, há um papel na porta, escrito à mão mesmo, com um número de WhatsApp para você fazer o seu pedido, que eles entregam. Simples e eficiente!

7. Parcerias e novas estratégias

Atualmente, a adaptação para o ambiente de vendas online é fundamental para que as empresas continuem vendendo, evitando ficar com o estoque parado por muito tempo. E a ação de destaque da Empório Luz Design é o uso de um cupom de desconto para reforçar essa modalidade de venda. A iniciativa de oferecer 19% de desconto com o cupom VENCEREMOS19 contou com várias ações de divulgação, como o uso do pop-up na home page do site da empresa.

Outra iniciativa importante é a abertura de canais de atendimento mais diretos, como o WhatsApp. Lembrando que o uso dessa plataforma, principalmente na versão WhatsApp Business, é mais um dos exemplos práticos de Marketing Digital que podem trazer ótimos resultados.

Você também pode desenvolver a ideia de uma parceria com outra Empresa, procurando por uma empresa que ofereça um produto ou serviço que possua sinergia com o seu e veja se é possível fazer uma parceria. Por exemplo: um restaurante de bairro, que agora só pode fazer delivery, poderia criar um catálogo virtual com produtos de lojas vizinhas e entregar tudo junto. É um ganha-ganha-ganha: o restaurante ganha uma comissão da loja, que ganha ao continuar vendendo e o cliente ganha por comprar produtos de mais de um fornecedor em uma mesma compra.

Aproveite ao máximo este momento para implementar esses e outros exemplos práticos de Marketing Digital.

 

Fonte: resultados digitais

 

Iniciar uma conversa
1
Olá, em que podemos lhe ajudar ?
Olá, em que podemos lhe ajudar ?