O instagram Shopping já é um recurso bastante utilizado por diversas marcas na rede social. Ele oferece praticidade aos usuários por permitir vendas diretamente pela plataforma, sendo possível inserir tags com detalhes sobre o produto e facilitando o fechamento do negócio. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”.
Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão para compra já informando o preço deles. Dessa forma, não há mais a necessidade de vender somente pelo link da bio do perfil, por exemplo. Com a aba do Shopping, fica mais fácil divulgar um produto, já que o caminho para isso foi encurtado.
Quando o usuário clica na foto da mercadoria que ele deseja, além dela ser ampliada, ainda aparece um botão para redirecionamento, levando os usuários a visualizar o produto dentro do site.
Quais são os principais recursos do Instagram Shopping?
Antes de tudo, você precisa saber que esse recurso de loja só está disponível para as contas empresariais do instagram. Tornando a sua conta empresarial, existe a possibilidade de vender não somente pelo feed, mas também pelos Stories — já sabia disso?
Na aba “Explorar”, inclusive, aparecem muitos produtos que utilizam desse recurso para venda. Com isso, surge a oportunidade de alcançar outros novos potenciais clientes e, é claro, seguidores.
Mas não é só isso. Com frequência novos recursos são lançados. Por isso, é sempre bom ficar ligado e se beneficiar das novidades que a plataforma disponibiliza. Enquanto isso, vale explorar a fundo as opções disponíveis:
Vendas nos Stories
A gente sabe que o Story vem ganhando cada vez mais espaço e já é o preferido dos usuários da rede social. A boa notícia é que ele ajuda muito na hora das ações de marketing e vendas. Além de permitir maior frequência e dinamismo nas publicações, o recurso ainda permite investimento. Com isso você amplia o alcance dos seus stories, aumenta o engajamento e, consequentemente, os resultados.
Mas como funciona o Shopping Stories?
Ao criar um story, é necessário usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.
Para isso, é preciso ter o catálogo de produtos devidamente cadastrado. Ou seja:
- ter uma plataforma de e-commerce validada para a integração;
- usar o gerenciador de catálogos;
- vincular a sessão loja à sua página do Facebook.
Na visão do usuário, ele só precisará clicar na tag para saber mais detalhes do produto, como o preço, e como comprá-lo.
É justamente por isso que o recurso se torna bem vantajoso na divulgação dos produtos e no aumento das vendas. Há uma especulação que essa funcionalidade possa chegar, em algum momento, também para perfis pessoais.
Loja na aba “Explorar”
Outra possibilidade que o recurso traz é o de aparecer na sessão “Loja” na aba “Explorar”.
Na ferramenta “Lupa” do instagram, onde você pode buscar por “Jogos”, “Esportes”, “Arte”, “Fitness”, “Música” e outras etiquetas, também tem a sessão “Loja”, onde aparecem para os consumidores produtos à venda.
Para marcas que pretendem vender pelo programa, isso pode representar um novo rol de oportunidades. Afinal, por meio dessa aba, não são apenas os seguidores que podem visualizar o conteúdo e comprar os produtos, mas qualquer um que faça uma busca direcionada e mais do que isso.
Se alguma pessoa está ali, de bobeira, olhando o explorar, mesmo sem buscar nada, pode ser que o produto da página que você gerencia apareça para ela. Isso porque o Instagram separa um cantinho ali para mostrar diversos produtos que passam em vídeo, como se fossem slides e de diferentes segmentos. Assim, mesmo que uma pessoa não esteja procurando um item específico, ela pode se interessar espontaneamente e até mesmo realizar uma compra por impulso.
Tudo bem que o algoritmo do instagram é bem esperto e vai mostrar coisas mais relevantes e que sejam do interesse de cada pessoa que está explorando o espaço. Mas é isso mesmo que você quer: alcançar pessoas que possam realmente ter o interesse em comprar de você.
As sugestões ocorrem na página principal do “Explorar”, sempre sinalizadas com um ícone de “bolsa”, referente ao Instagram Shopping. Contudo, ao clicar na sessão específica que indicamos, as recomendações são ainda mais personalizadas.
CheckOut
O CheckOut é um dos recursos que ainda não foram lançados para todos, mas segue sendo testado em versão beta nos Estados Unidos e em alguns outros poucos países.
A ideia é que o usuário não precise ser redirecionado para o e-commerce para finalizar a compra, podendo fazê-la dentro do próprio Instagram. Ou seja, mudaria a última etapa do que já está disponível no shopping. Dessa forma, não será necessário vincular um site à rede social. A marca terá uma completa e verdadeira loja ali mesmo.
Isso ajuda a simplificar ainda mais a jornada de compra, oferecendo uma nova experiência ao usuário, com menos etapas e mais rápida — o que favorece no aumento da conversão em vendas para o negócio.
Sem falar, é claro, na sensação de segurança que a marca oferece aos usuários. Isso porque é possível que eles comprem vários produtos em um só lugar, sem precisar fazer transações bancárias em vários sites diferentes. O único ponto de atenção é que, aparentemente, o Instagram ganhará uma taxa por cada venda que a página fizer. Nada diferente do que muitas plataformas de e-commerce já fazem. Mas vale trazer esse ponto como reforço para quando a solução chegar ao Brasil.
Lembretes para lançamentos e novos produtos em estoque
Essa função vai ajudar a avisar os seguidores sobre um lançamento e a chegada de um produto no estoque e ainda criar aquela sensação de expectativa e ansiedade em geral. O lembrete ajudará aqueles querem ter todas as novidades da marca.
O recurso funciona por meio de um adesivo que pode ter o nome do produto ou da próxima coleção, e daquele reloginho de contagem regressiva que tem nos stickers. Também será possível criar um post no feed com esse lembrete por meio de uma tag.
Os seguidores que clicarem no ícone, vão receber uma notificação push avisando que o dia do lançamento está chegando. Além disso, o recurso também pode notificar quando um produto estiver prestes a esgotar, esgotado e quando ele voltar ao estoque. Como aquela opção de “lembre-me quando o produto estiver disponível” dos sites, em que você clica e recebe um e-mail lembrete.
Sendo assim, as marcas vão ter um canal facilitador para estimular as compras em ações de lançamento, sem correr o risco de perder vendas por falta de estoque.
Contudo, assim como o checkout, esse recurso ainda não está disponível para todos os países.
Realidade aumentada
Essa é uma das funcionalidades mais legais do Instagram Shopping. O recurso vai ajudar bastante as marcas a não perderem vendas por falta de loja física. Afinal, há ainda seguidores que ficam inseguros de comprar alguns tipos de produto pela internet sem experimentar antes.
Com o recurso de realidade aumentada, o seguidor poderá se ver com determinado produto, ajudando na tomada de decisões. Funciona como um filtro do stories e para usar esse recurso, as marcas devem usar a tag de marcação de vendas.
Assim, quando alguém entrar no perfil da página, só precisará clicar na tag de marcação do post ou do story para ser direcionado para uma página específica, que vai mostrar o produto que a pessoa se interessou.
Ao clicar nele, a câmera frontal dos stories do usuário se abrirá, e ele enxergará como vai ficará o produto. A ideia é que os seguidores tenham mais confiança na compra, a loja não perca vendas pela falta de opção de “experimentar” o produto e, além disso, incentivar que os usuários compartilhem com seus amigos.
Inicialmente, apenas algumas lojas de cosméticos e óculos estão experimentando o recurso. Mas em breve, estará disponível para todos!
Fonte: Mlabs