Por que minha empresa precisa ter um site?

Para existir no mundo dos negócios é fundamental estar na Internet, já que não é novidade que mais e mais pessoas estão pesquisando online soluções para seus problemas, comparando preços ou informações sobre lojas e empresas antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço.

“Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela internet?”

É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade. Caso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços. E sabemos que não é isso que acontece.

Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura ou um restaurante italiano, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.

A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas. Portanto, quando alguém procurar por “advogado civil trabalhista em São Paulo”, “arquitetos em Florianópolis” ou “restaurante italiano em Porto Alegre”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.

Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

O relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, aponta que os empreendedores realizaram 79,5% de vendas a mais que 2018,  cerca de R$ 182 milhões a mais que o ano anterior. Dessas vendas, 22% foram realizadas através das mídias sociais.

Mesmo quando a compra não é fechada pela web, a Internet tem papel importante na decisão do cliente. Para o consumidor confiar no seu negócio, é preciso ter um site seguro, com conteúdo relevante e uma boa plataforma de vendas. O produto ou serviço deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para aproximar o futuro comprador, seja por redes sociais, blogs, lojas virtuais ou físicas.

Ter um site é como alugar um espaço único para a sua marca na web. Por muito tempo, as pessoas acreditavam que site era algo para grandes empresas com um grande giro de capital, mas isso mudou. Ter um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar tração inicial a microempresas e startups.⠀⠀⠀⠀
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Hoje, ter um website se tornou um grande diferencial para profissionais liberais e pequenas empresas. E o que tem diferencial, gera valor. O principal objetivo do site é canalizar todas as informações da sua empresa em um só local, onde o usuário pode conhecer, navegar e por fim, se inscrever ou realizar uma compra. ⠀⠀

E por que investir em um site pago se tenho opções gratuitas na internet?

Vamos direto ao argumento principal. Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Portanto, um canal não substitui o outro. Quando você constrói uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Twitter, Facebook ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado; você está construindo seu castelo no terreno dos outros. Concorda? E na vida real, tangível, ninguém faz isso se quer ter algo sólido e duradouro.

Ninguém quer correr o risco, de uma hora para outra, a plataforma ou site sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele, como comumente acontece. Muito menos ter que seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.

Cabe aqui reforçar a ideia de que “se você não está no Google você não existe”. Exageros à parte, essa afirmação faz todo sentido – se você estiver apenas em redes sociais, seu conteúdo não vai estar visível nos mecanismos de busca.

Sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar campanhas de Email Marketing, que são consideradas como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e de geração de Leads (potenciais consumidores).

Vamos a alguns motivos pelo qual ter o site da sua Empresa se torna imprescindível para se destacar e vender mais:

1. Para ser encontrada! Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz? Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

2. Apresenta uma imagem profissional – uma excelente maneira de induzir confiança e credibilidade como um negócio legítimo. Principalmente, para ganhar autoridade. Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook? Não queremos desmerecer as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

3. É possível desenvolver um marketing mais eficiente, podendo expandir o seu negócio – você poderá criar anúncios mais econômicos que façam referência ao seu site, assim no seu site você detalha ainda mais as características do seu produto ou serviço, consequentemente, economizando seu tempo, uma vez que poderá fornecer respostas a frequentes perguntas de seus clientes;

4. Visibilidade: Ter seu próprio espaço na internet vai ampliar a sua visibilidade e buscas, pois poderá ser encontrado mais facilmente por potenciais clientes no Google.

5. Alcance novos mercados com uma audiência global – o seu mercado passa a ter o potencial para ser visto por milhões em todo o mundo. Agilidade no atendimento e informação imediatamente disponibilizada – vendas e pedidos de informação, podem ser processados de forma automática e imediata.

6. Formulários online podem ser utilizados para permitir aos seus clientes o pedido de orçamentos ou informações adicionais. Poupe nos custos, permitindo que possam fazer o download de propostas, fornecer orçamentos e outros documentos importantes;

7. Recolher informações valiosas – ainda sobre os formulários online: com eles o empreendedor pode obter informações importantes sobre o mercado e os seus clientes. Esta ferramenta é excelente para auxiliar ações de mercado, na hora de fazer promoção dos seus produtos e serviços;

8. Fortalecimento da marca – construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode encurtar um pouco este caminho. Para isso, o seu site deve ser funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário, ou seja, navegar pelo seu site deve proporcionar aprendizado. Todo esse conjunto transmitirá a ideia positiva sobre o seu negócio;

9. Baixo investimento – utilizar o site de uma empresa como meio de comunicação não é custo e sim investimento. Os investimentos são baixíssimos, levando em consideração o alcance geográfico, tempo de exposição e flexibilidade na manutenção. Excelente relação custo x benefício, se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio. Vemos que o custo benefício é compensador para a empresa que investe na criação de um site institucional.

10. Visibilidade aumentada – um site bem organizado passar a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade no mercado que já consagrou empresas bem maiores do que a sua.

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Retomando, um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência. Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação.

Você pode entrar em contato com a gente, que iremos dar todo o suporte necessário para a criação do seu website, com visual moderno e profissional, formulário de contato, site totalmente responsivo, abrindo em tablets, desktop e celulares, com ótimo desempenho na velocidade de carregamento das páginas e muito mais!

Esperamos que esse post tenha elucidado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio. Caso você queira acrescentar algo ao debate, sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.

 

 

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