Porque (e como) usar a #hashtag para fortalecer seu negócio

Se as redes sociais são lugares em que as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo, pensando e sentindo, não seria ótimo se a gente conseguisse filtrar pesquisas em torno do tema destes comentários? É para isso que o uso de hashtags funciona.

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal. Hashtag é um termo ou expressão antecedido pelo símbolo da cerquilha (#) usado nas redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou discussão. É usado no Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias sociais.

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que direcionará a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado. A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou.

Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.

Por que a hashtag é importante?

Como o uso da # em um post faz com que o buscador da rede social entenda que aquele conteúdo se refere à determinado assunto, acontecimento, campanha ou debate, permite que o post marcado seja entregue para todos os que buscarem pela hashtag. Desta forma, hashtags podem te ajudar a alcançar as pessoas que querem ver o conteúdo que você está produzindo e podem te ajudar a encontrar a comunidade ou nicho no qual você está interessado.

No Instagram, elas também funcionam como uma forma de outras pessoas que não te seguem encontrarem seus posts. Além de atrair seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no seu tema, ou seja, seu público-alvo. 

Hashtags também podem ser usadas em construções de campanhas ou estarem associadas à um determinado assunto, como a cobertura do #Oscar, por exemplo. 

Dicas de como usá-la corretamente:

1. Não coloque todo o conteúdo em uma hastag

Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso restringirá muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

2. Não use uma hashtag pra cada palavra

Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você adicionará o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente, dessa forma, ficará muito mais difícil para que seu público-alvo te ache.

3. Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

4. Confira a ortografia

Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

5. Use ferramentas para ideias de hashtags

Há algumas ferramentas que podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post. 

O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo. 

Junte esse recurso com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia! 

6. Crie sua própria hashtag

Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem! Trate de criar a hashtag da sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais. Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.

Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag. 

7. Cuidado com as hashtags genéricas

Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post.

Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem ou até mesmo seguidores com contas falsas. O que não é o seu objetivo, certo? Afinal, você quer atrair seguidores engajados e que tenham tudo a ver com a marca!

8. Olhe o que a concorrência está usando

Não copie! Mas o estudo de concorrência é fundamental em uma estratégia de marketing. 

O uso das hashtags faz parte disso! Então, não deixe de conferir também o que os concorrentes estão fazendo e o que está dando resultado. Com estas dicas de como usar hashtag no Instagram, ficará mais fácil escrever as legendas dos seus posts!

Importante também enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em que os seus públicos estão mais presentes e ativos. Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial. Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.

Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais:

Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.

É muito importante que se pesquise muito bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média.

Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades. Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem-sucedida no Facebook.

Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:

  • #FF no Twitter – “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante)
  • #instagood no Instagram – usada para indicar uma foto que ficou muito boa.

As hashtags virais muitas vezes não passam de uma rede social para a outra. Não faria muito sentido usar #instagood em um tweet, por exemplo.

No Instagram, para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito a partir de uma conta pública. Uma diferença interessante em relação ao Twitter e Facebook é que, quando você começa a digitar uma hashtag no seu post, ao inserir o símbolo da cerquilha, o Instagram imediatamente começa a sugerir hashtags baseado na popularidade.

Para pesquisar os resultados com a sua hashtag, você precisa digitá-la no campo de busca e clicar na opção Tags. Você também pode ver as hashtags mais usadas clicando na opção Explore, representada pela lupa, na parte de baixo da tela.

Você logo vai notar que, no Instagram, as hashtags são bem mais gerais do que no Twitter. Elas se referem mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.

Enquanto isso, as hashtags do Twitter tendem a ser mais relacionadas a temas do momento.

Para publicar uma hashtag no Twitter, basta incluí-la em um tweet publicado a partir de uma conta pública. Tenha em mente que, se a conta não for pública, outras pessoas não poderão visualizar seu tweet ao pesquisar pela hashtag.

Uma coisa bem única das hashtags no Twitter é a possibilidade de utilizá-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado assunto.

Essas sessões são chamadas de Twitter Chats, e podem ser uma grande oportunidade para realizar networking com pessoas interessadas em certos assuntos.

Sua empresa pode participar de um Twitter Chat acompanhando a agenda divulgada. Também é possível submeter seu próprio assunto e atender possíveis parceiros e clientes em uma sessão de Q&A personalizada.

Depois de publicar sua hashtag por meio de um tweet, você precisará acompanhar o que as pessoas estão dizendo com essa hashtag.

Você pode fazer isso através de uma busca simples no campo indicado com a lupa, no canto superior direito da tela – afinal, você já sabe exatamente o que está procurando. Não é preciso usar o sinal de cerquilha para essa busca, mas você deve escrever a hashtag da forma correta.

No Twitter, as hashtags mais usadas entram em um ranking, chamado de trending topics – ou seja, tópicos “da moda”. Grandes campanhas de marketing podem colocar uma hashtag temporariamente nos trending topics de certa região.

No Twitter, era preciso publicar a hashtag a partir de uma conta pública. No Facebook, pela mesma lógica, é preciso que o post contendo a hashtag seja público. Do contrário, ele não poderá ser indexado nas buscas. É possível controlar essa definição a partir da própria caixinha em que o post é escrito, usando o botão azul no canto inferior esquerdo.

No Facebook, é ainda mais fácil buscar pelos resultados usando uma determinada hashtag. Depois que você publica uma atualização de perfil, a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página que reúne estes resultados. Portanto, basta clicar no seu próprio post para encontrar o que outras pessoas estão dizendo com aquela hashtag.

Além disso, você também pode procurar resultados com uma hashtag usando o campo de busca ou através da URL www.facebook.com/hashtag/SuaHashtagAqui.

Com exceção de alguns países, o Facebook não lista as hashtags mais usadas. Por isso, você não consegue saber quais são os tópicos mais comentados. Embora o Facebook seja uma rede social em que o uso de hashtags ainda não é tão forte, ele tem mais opções de visualização para os resultados de uma busca por hashtags.

Agora que você já sabe utilizá-las e sabe o que deve fazer para conseguir interagir com os públicos da sua marca, aproveite ao máximo essa estratégia para fortalecer ainda mais a sua marca!

 

Fontes:

rockcontent.com/
https://pt.wix.com/
https://www.mlabs.com.br/

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