Será que uma empresa vai alcançar o público-alvo de forma plena sem apostar no potencial da internet? A resposta é não em quase 100% dos casos. Isso porque em grande parte dos empreendimentos investir na rede mundial de computadores é fundamental para ganhar mais visibilidade, visto que esse investimento tem se tornado um quesito para a sustentabilidade das empresas. Isso quer dizer que, as empresas que não estão presentes devidamente, já estão a um passo atrás para conquistar novos clientes.
O cenário atual mostra que a presença digital para empresas é algo imprescindível para construir uma imagem positiva e estar mais influente no cotidiano dos consumidores, afinal, estar na internet significa mais acessibilidade aos consumidores em poucos cliques. Afinal, basta fazer uma pesquisa rápida sobre o seu produto ou serviço ou se comunicar com a sua empresa por meio das redes sociais.
Ignorar as possibilidades de ganho proporcionadas pela web é um dos maiores erros que um empresário pode cometer. Neste artigo, destacaremos uma definição sobre presença digital, os motivos para adotá-la em seu negócio e recursos para colocá-la em prática.
Afinal, o que é presença digital?
Essa ação consiste na maneira como de uma empresa utiliza os recursos digitais para consolidar uma posição no mercado e chamar a atenção do público.
A presença digital para empresas é um elemento vital para a estratégia de branding, porque trabalha com a imagem que a organização pretende transmitir para o mercado e mostra como a companhia busca se relacionar os clientes.
Em outras palavras, a presença digital tem como meta a construção de uma marca sólida, que passe para os consumidores alguns valores essenciais para o sucesso, como agilidade, credibilidade, conteúdo e transparência.
Por quê devo investir?
1# Cotidiano digital dos clientes
Hoje, a maioria das pessoas têm um smartphone ou outro dispositivo móvel para acessar a internet. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de brasileiros estão conectados à rede mundial de computadores. Logo, pelo menos boa parte dos seus clientes estão na internet.
Isso mostra que a população usa os meios digitais para realizar diversas atividades, como fazer compras, pagar impostos, escolher as opções de lazer para o final de semana, tirar dúvidas sobre serviços, entre outras.
Muitos brasileiros utilizam os smartphones como principal recurso de acesso à internet. Por isso, a estratégia para se aproximar do público-alvo necessita levar em consideração às características dos dispositivos móveis na hora de utilizar um criador de sites ou uma plataforma para loja virtual.
2# Mais chances de aumentar a visibilidade
Por mais que a famosa propaganda boca a boca tenha o seu valor, estar na internet é uma excelente alternativa para estar mais próxima dos clientes. Tenha certeza, o consumidor que você espera alcançar está conectado, e só a presença digital vai ampliar seus resultados, levando a sua marca e o seu produto a mais pessoas que se interessarem.
Ao ficar na primeira página do Google, um escritório de design tem boas possibilidades de fechar negócios e de expandir os lucros. Afinal, esse mecanismo de busca é adotado por praticamente 100% dos internautas, no Brasil. Estar bem localizado no Google é uma forma de reforçar a presença digital para empresas. Muitos consumidores, antes de fazer uma compra, fazem pesquisas sobre a reputação da companhia e os preços disponíveis no mercado.
3# Interação mais ativa com o público-alvo
Segundo um estudo da plataforma de mídia Hootsuite em parceria com a agência We are Social, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Esse número, com certeza, indica que a presença digital para empresas é mais do que necessária para obter um desempenho expressivo nas vendas.
Um canal no YouTube, por exemplo, pode promover uma maior identificação dos consumidores com um escritório de design por meio da criação de um conteúdo que seja educativo e atraente para o público-alvo.
Não ter um perfil no Facebook atualmente é praticamente o mesmo de deixar de investir em um site. O Brasil é um dos países que têm uma maior presença na rede social mais usada no mundo.
4# Vendas disponíveis 24 horas por dia
Manter uma loja física aberta o dia inteiro não faz sentido, concorda? Por outro lado, contar com um site para expandir as vendas é uma excelente forma de garantir a presença digital para empresas.
Um dos motivos é que os clientes têm mais facilidade e comodidade de fazer compras pela internet. Afinal, podem escolher o horário que desejam comprar, pesquisar preços com tranquilidade e verificar como os produtos e serviços das corporações são avaliados.
Além disso, não precisam sair de casa nem enfrentar filas longas para pagar a conta no caixa. Essas vantagens mostram que uma empresa deve ter um site. Do contrário, perderá ótimas chances de expandir as vendas e de fortalecer a participação no mercado.
5# Concorrência já está atenta ao mundo digital
Se um empreendedor fizer uma análise de mercado antes de abrir um negócio, perceberá que muitos concorrentes já estão aproveitando a potencialidade da rede mundial de computadores para atrair o público-alvo. Assim sendo, os seus possíveis clientes estão pesquisando pelo seu produto na web e estão sendo direcionados a comprar na concorrência, que já possui uma estratégia digital adequada.
Muitas companhias sabem que a internet oferece grandes oportunidades para conquistar clientes de diversas regiões de um país e até do exterior. Um restaurante de uma cidade turística, por exemplo, pode contar com um site, anúncios no Google e perfis nas redes sociais para divulgar promoções.
Promover o estabelecimento adotando uma estratégia inteligente na web é crucial para manter o negócio com um crescimento sustentável, o que contribui para fortalecer a marca.
Então, como garantir sua presença digital?
Muitos empresários sabem que a internet é perfeita para alavancar as vendas. Mas de que maneira explorar as potencialidades do mundo digital? Para responder a essa pergunta, mostraremos alguns recursos que podem ser explorados por um escritório de Design.
1. Site (deve conter dados sobre o histórico da empresa, serviços disponíveis, links para as redes sociais e blog corporativo. Deve ser analisado sua funcionalidade com o olhar do cliente, se está amigável, compreensível, se a plataforma é responsiva, e etc.);
2. Blog Corporativo (é um instrumento que ajuda a educar o público-alvo e ajuda a empresa a ser localizada nos mecanismos de busca com mais facilidade);
3. Buscadores (contar com uma posição privilegiada no Google, por exemplo, é peça-chave para aumentar mais sua visibilidade e consequentemente, suas vendas);
4. Redes Sociais (Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn permitem uma interatividade com diferentes segmentos do público-alvo, o que contribui para analisar as tendências do mercado, tenha uma boa interatividade pelas redes sociais, gere um bom conteúdo e se possível, faça anúncios pagos);
5. E-mail marketing (é uma ferramenta que ajuda a lembrar os clientes de ofertas imperdíveis e de mantê-los conectados com a marca). Confira nossas dicas de ferramentas de email marketing.
Porém, é preciso ficar atento, devendo ser feito com criatividade e bom senso. Não adianta investir em campanhas, caso o público-alvo não seja atingido de forma impactante. Sem dúvida, contar com um site dinâmico e com um bom logo farão com que o seu negócio seja mais atraente para o público-alvo. Aplicando tudo o que abordamos nesse artigo, sua empresa terá uma ótima presença digital, porém ainda é preciso estabelecer estratégias para todas as ações, de fato, representem crescimento, pois sem um planejamento bem estruturado, esses esforços podem se tornar custos e não trazer os resultados esperados.
Se você ainda tem dúvidas sobre como fortalecer sua marca nos canais ou como fazer um planejamento de marketing digital adequado e eficiente para o seu negócio, procure sempre uma agência ou profissional capacitado para lhe ajudar com seu projeto. Você também pode entrar em contato conosco, somos especializados em ajudar pessoas e empresas a obter sucesso em suas estratégias!