Você já reparou que ao imprimir um projeto ou uma fotografia, as cores sofrem alterações em relação ao que apresentavam no monitor do computador ou celular?
Isso acontece por diversos fatores, como marcas diferentes de aparelhos telefônicos, monitores, televisores, onde cada dispositivo recebe uma calibração distinta. Outro fator, e que iremos abordar aqui, é o padrão de cores utilizado, e que muitas vezes pode acabar gerando confusões.
Os padrões CMYK e RGB são padrões de cores utilizados em Design de projetos, na criação de materiais gráficos, impressos ou digitais, fotografias e uma infinidade de outras situações.
Mas qual a diferença entre eles?
CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas, formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3. Já o RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e monitores em geral, televisores, tablets, máquina fotográfica, ou seja, toda saída onde a luz é artificial, é utilizado de cor em RGB para sua visualização.
Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Ao converter uma imagem de RGB para CMYK, sempre haverá perda na fidelidade de cor, não sendo a mesma vsualizada no monitor do computador ou da TV, pois o RGB tem um número muito superior de combinações de cores e é fidedigno ao ambiente virtual.
Por isso, ao criar o Design para um formato é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado. No caso de imagens para web, o padrão adotado deve ser o RGB, enquanto que, em se tratando de materiais impressos, deve-se utilizar o padrão CMYK ou outro de acordo com especificações técnicas do projeto adotado pelo Designer.
Em linhas gerais, o padrão de cor CMYK é o mais utilizado para materiais impressos, enquanto que para projetos web, o padrão costuma ser o RGB. Portanto, lembre-se: não são todas as nuances de cores que ao serem transferidas do computador terão o mesmo tom visualizado. O Designer responsável pelo projeto gráfico deve sempre avaliar as especificações técnicas e adequar as cores para uma aproximação mais fiel daquela apresentada para o cliente.
Além do CMYK e do RGB existem vários outros padrões de cores, como o Pantone. Neste caso ao invés de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, há uma tinta para cada cor que será utilizada na impressão. Isto garante que a cor impressa seja exatamente a mesma que é vista no mostruário, entretanto não permite usar muitas cores diferentes no mesmo impresso, já que seria necessário o uso de uma tinta diferente para cada cor.