A Tipografia é uma ferramenta essencial do design gráfico, e tem extrema importância na construção da sua marca, isso porque ela é capaz de representar, graficamente, valores e posicionamento da empresa, além de despertar sentimentos e percepções do público.
Por isso, uma tipografia mal utilizada é um grande tiro no pé, e pode levar sua estratégia de marketing por água abaixo.
Mas afinal, o que é Tipografia?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tipografia é o “conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica”.
Antigamente, usavam-se as letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras.
Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.
Hierarquia visual
É possível e importante criar hierarquia visual na escrita, ou seja, o uso de diferentes tamanhos, famílias, distâncias e variações da mesma fonte. Este recurso é capaz de mudar toda a forma de como o texto será lido.
Os designers no processo de criação de layouts, sejam digitais ou impressos, levam em conta a hierarquia do texto para priorizar frases ou conteúdo, tanto nas informações mais importantes quanto nas menos importantes.
Normalmente, as frases escritas com a fonte maior ou em negrito são lidas primeiro pois chamam mais a atenção do leitor.
Fontes de Letras
Listaremos a seguir, algumas das fontes mais conhecidas e utilizadas, e também quem foi o autor e o ano de criação:
Helvetica (Max Miedinger, 1957)
Helvetica é sem dúvida o tipo mais famoso do planeta. Originalmente projetado pelo designer suíço Max Miedinger em 1957, este tipo de letra clássico tem sido usado em todos os lugares desde o seu nascimento até hoje.
Sua tremenda popularidade pode ser creditada ao fato de que ainda parece moderno, simples, versátil e confiável.
A fonte Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com a Helvetica. No entanto, são comuns as críticas à Arial que lhe atribuem um papel de “cópia inferior da Helvetica”. (Particularmente concordo). De fato, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz-Grotesk que também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica.
A Microsoft, com o lançamento do sistema operacional Windows, introduziu a Arial entre outras, como uma fonte que pudesse substituir a Helvetica, de forma a evitar elevados custos de licenciamento. Daí o motivo de sua grande popularização.
William Lints-Smith, o gerente de um jornal diário londrino o “The Times” em 1929, ouviu que o muito respeitado tipógrafo Stanley Morison não se impressionou com a qualidade de impressão de seu jornal.
Impressionado com os argumentos de Morison, o jornalista contratou Morison para reformular seu trabalho e, em 1931, Morison deu ao jornal seu novo tipo de letra, a Times New Roman, que substituiu o seu antecessor, Times Old Roman. Desde então, é um dos tipos de letra mais populares usados em muitos materiais de publicação e impressões de notícias.
Futura foi projetada por Paul Renner na década de 1920 na Alemanha e desde o seu nascimento ela se tornou à referência de tipos geométricos por mais de 80 anos, com suas formas notáveis.
Este tipo de letra moderno influenciou muitos outros designers e está sendo usado extensivamente em sinalização de negócios e publicidade até hoje.
A Volkswagen vem usando há anos como sua fonte de manchete.
Myriad (Robert Slimbach, Carol Twombly, ChristopherSlye and Fred Brady, 1992)
Myriad é uma das fontes originais da Adobe projetadas e criadas em 1992 especificamente para a coleção de fontes da Adobe. Ele foi adaptado por muitas empresas e instituições como sua fonte corporativa, incluindo a própria Apple.
Essa fonte essencialmente inglesa foi produzida pela Monotype Corporation e projetada por Eric Gill em 1928. Eric Gill trabalhou com Edward Johnston, então na tentativa de projetar essa fonte de forma mais legível e amplamente influenciada por Johnston, que projetou a Johnston Font para o metrô de Londres.
Agora usado extensivamente por muitos designers, A Gill Sans oferece diferentes pesos de fonte e variantes para se escolher.
Frutiger (Adrian Frutiger, 1977)
Este clássico intemporal foi projetado pelo famoso Adrian Frutiger em 1977 para desenhar a sinalização para um aeroporto que está sendo construído em Paris. Adrian Frutiger já havia lançado outro tipo de sucesso, a Univers, em 1957, mas ele achou muito compacto e geométrico para ser lido nos sinais.
Assim, Frutiger nasceu, e que segundo o próprio Adrian Frutiger ela deve ser “banal e bela”. Adrian Frutiger também contribuiu no famoso “Linotype Didot”.
Rockwell (Monotype Foundry, 1934)
Rockwell é um dos exemplos mais conhecidos de fontes serifadas com serifas grossas e nervosas e formas geométricas distintas. Projetado pelo departamento de design interno da Monotype foundry em 1934, a Rockwell é popular principalmente como uma fonte de exibição, mas é conhecida por adicionar elegância a qualquer peça de design.
Franklin Gothic (Morris Fuller Benton, 1903)
Criado por Morris Fuller Benton em 1903 na América, Franklin Gothic foi redesenhado em 1980 e a versão atualizada foi lançada em 1991 com uma ampla gama de pesos. Essa fonte de categoria realista sem serifa possui mais caracteres do que qualquer outra de sua família e sua ousadia é amada por muitos designers.
Apesar de sua popularidade ter caído por um breve período nos anos 1930, após a introdução de concorrentes europeus como o Futura, ele logo recuperou popularidade e agora é preferido por muitos para trabalhos de design diferentes até hoje.
Garamond (Claude Garamond, 1530)
Este tipo de letra foi originalmente projetado por Claude Garamond no século XV durante os tempos turbulentos do Renascimento francês. Claude era um aprendiz de Antoine Augereau, um impressor e editor, sob cuja supervisão ele cortou sua própria fonte Cicero para o famoso impressor Robert Estienne, que recebeu grande admiração.
Por volta de 1620, foi reproduzido por Jean Jannon, um impressor suíço, sob o nome de Garamond.
A Adobe Garamond projetado por Robert Slimbach em 1989 é hoje a versão digitalizada mais popular dela.
News Gothic (Morris Fuller Benton, 1908)
News Gothic é outro tipo de letra popular projetado pelo popular Morris Fuller Benton no início do século 19 como um serifa americana, criado especificamente para o ATF. Esta fonte elegante e limpa com arestas vivas é preferida por muitos até hoje para impressões de jornais, publicações e outros fins.