Qual a diferença entre impulsionar e criar anúncios no Facebook?

Criar anúncios no Facebook ou impulsionar uma publicação na rede? Qual é a diferença entre as duas opções do Facebook?

Que Facebook Ads é uma ferramenta indispensável para sua estratégia nas redes sociais você já sabe. Mas, muitos profissionais de marketing ainda se confundem quanto às possibilidades dentro dessa plataforma.

E, apesar de ambas terem como objetivo potencializar suas campanhas na rede, elas são bem diferentes e você precisará analisar com muito critério qual delas é a melhor para sua estratégia.

De uma forma geral, o impulsionamento é um recurso mais simples e com poucas opções de segmentação. Ainda assim, ele garante um alcance maior para a postagem.

Já os anúncios criados com o Gerenciador de anúncios do  Facebook permitem segmentar o público que será alcançado, o que representa um salto em termos de conversão, certo?

Independente do formato que escolher, é necessário investimento financeiro para colocá-los em prática. A seguir, confira um pouco mais sobre cada uma das formas!

O que são posts impulsionados?

Resumidamente podemos dizer que impulsionar post é a forma mais simples e prática de criar um anúncio, com poucas configurações.

Quando você escolhe essa modalidade, consegue aumentar o alcance de suas postagens, já que o algoritmo do Facebook permite que apenas 5% da sua base – na média – visualize seus posts.

Esse recurso é interessante porque os amigos dos seus seguidores conseguem ver a postagem, as curtidas e os comentários que o mesmo recebeu.

Além disso, o formato ajuda a gerar credibilidade tanto para o post quanto para a própria página, afinal, se uma pessoa que conheço segue essa empresa é porque ela tem algo de bom!

Criar anúncio no Facebook: imagem de um post da mLabs compartilhado da fan page

O post impulsionado aparece em destaque no feed de notícias e é isso que faz com que ele seja visto por um número maior de pessoas.

Mas, existe um ponto que limita bastante essa estratégia: a possibilidade de segmentação é mais restrita. 

Ao optar por impulsionar um post no Facebook você pode direcioná-lo apenas por:

  • local, idade, gênero e interesse;
  • pessoas que curtiram sua página;
  • pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • públicos personalizados em uma campanha anterior.

A sua utilização, portanto, precisa estar bem alinhada à sua estratégia, já que os resultados gerados são mais limitados.

O que são anúncios do Facebook Ads?

Os anúncios do Facebook são mais completos do que o post impulsionado e são indicados para quem deseja fazer um anúncio personalizado com alto poder de engajamento.

Ao criar anúncios no Facebook você trabalhará com objetivos de campanha, o que aumentará as possibilidades de segmentar o público e, assim, escolher com precisão as pessoas que você quer atingir para otimizar seus resultados.

Gerenciador de Anúncios Facebook Ads - escolher objetivos

Os anúncios criados no gerenciador não aparecem na timeline como uma postagem, ao contrário do que acontece com o impulsionamento. Eles podem aparecer em outros espaços no Facebook, como a barra lateral, por exemplo.

Principais diferenças entre impulsionar post e criar anúncios no Facebook

Agora vamos nos aprofundar um pouco mais na diferença entre cada um desses tipos de anúncios para que você possa entender qual deles se encaixa melhor na sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Criar anúncio no Facebook

Possibilidade de efetuar testes

Uma das grandes vantagens de criar anúncios no Facebook é a possibilidade de fazer um teste A/B para entender quais tipos de anúncios funcionam melhor.

Textos, imagens e segmentação são experimentados até que você entenda o que dá certo, o que não traz tantos resultados e como as pessoas respondem às campanhas.

Essas variações ajudam você a entender qual é o melhor modelo de anúncio a ser veiculado para tirar o máximo de resultado com a sua campanha.

Escolher posicionamentos diferentes

Ao optar pelo impulsionamento de um post você pode escolher apenas se ele vai aparecer no Instagram, no Feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis e no desktop.

Já um anúncio criado pelo gerenciador de anúncios do Facebook possui mais opções de posicionamento, como ao lado do feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.

Usar objetivos de anúncio específicos

Quando você escolher impulsionar post, pode definir como objetivo obter mais cliques no site, mais envolvimento com a página ou promover um negócio local.

No entanto, ao usar o gerenciador de anúncios você pode escolher outros objetivos específicos como gerar visitas ao estabelecimento, conversões e geração de cadastros, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, entre outros.

Manter o controle criativo

As opções de personalização das publicações são maiores quando você decide criar anúncios no Facebook através do gerenciador.

É possível, por exemplo, criar anúncios em carrossel, adicionar descrições específicas e incluir um botão de chamada para ação para incentivar mais pessoas a interagir, entre outras variadas opções.

Usar recursos de direcionamento avançados

Ao impulsionar post você pode definir seu público por interesses, idade e sexo.

Porém, ao utilizar o gerenciador de anúncios você consegue ir além, criando públicos sobrepostos, públicos semelhantes, até mesmo usar o Pixel do Facebook pra criar um público baseado naquelas pessoas que acessaram uma página específica do seu site.

Quando usar anúncios do Facebook e publicações impulsionadas?

Os dois formatos podem gerar resultados interessantes para a sua estratégia de marketing digital. A escolha de cada um deles estará sempre atrelado aos seus objetivos, seu contexto de trabalho e o que pretende conseguir com uma campanha no Facebook.

O impulsionamento é uma alternativa indicada para aqueles que pretendem aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática.

Se você não possui tempo e “braços” para tocar essa frente da estratégia, mas não quer deixar de ampliar o seu alcance, o impulsionamento pode ser uma boa forma de começar. (Sim, nós recomendamos que você evolua nisso e comece a criar anúncios no Facebook de forma bem segmentada!)

Já a elaboração de anúncios no Gerenciador é uma opção incrível para quem quer trabalhar campanhas de maneira mais estratégica, alcançando um público altamente qualificado e, claro, gerando mais engajamento e conversão.

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