A importância da fotografia para vendas as suas vendas nas redes sociais

A máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras nunca foi mais verdadeira do que na era da internet e, principalmente, das mídias sociais. As pesquisas apontam que, dos posts com maior engajamento, mais de 90% têm imagens. Sem falar das redes que são totalmente baseadas em fotos, como Instagram e Pinterest, cuja adesão disparou nos últimos anos. Se o seu canal digital tem como objetivo vender produtos ou serviços, ter fotos então é de suma importância, digamos que uma questão de vida ou morte para o seu negócio. As fotografias são a sua vitrine virtual, vão determinar a atração e compra de um produto e até a qualidade do seu pós-venda.

Listamos algumas dicas essenciais para obter imagens nítidas e atraentes. Confira:

Saiba como atrair o consumidor através da imagem

Pense sobre o que é essencial mostrar para que o cliente decida adquirir o seu produto ou serviço. Coloque-se no lugar dele, você deve demonstrar em sua foto o que ele gostaria de ver e saber sobre aquele produto. Em alguns casos, como no anúncio de imóveis, quase todos os interessados em comprar um apartamento conferem as fotos do site antes para decidir se desejam ou não agendar uma visita no local. Por isso, é importante mostrar o que há de melhor naquele apartamento, com imagens nítidas e que representem bem a realidade. Faça um roteiro da visita do apartamento, começando pelo que é mais atraente e que vai gerar mais interesse. Foque em imagens que mostrem os ambientes de uma forma mais ampla, suas qualidades e diferenciais. No caso de fotos de comida, é importante que os alimentos sejam bem reconhecíveis na foto e que cada detalhe esteja no seu devido lugar. Por exemplo, se você colocar raminhos de tempero (manjericão, alecrim etc) sobre um prato de massa com molho, ele adquire um ar mais sofisticado. A luz também é um fator muito importante para qualquer situação na fotografia.

Toda boa foto tem uma iluminação adequada

Se estiver fotografando em um ambiente fechado, garanta que a iluminação esteja adequada e que não provoque sombras — aproxime algum ponto de iluminação para dar a máxima nitidez ao objeto fotografado e tome cuidado com o reflexo. Aproveite também a luz natural do dia! A iluminação vai influenciar diretamente na qualidade da foto, ambientes escuros deixarão a qualidade da imagem granulada e não há tratamento no Photoshop que melhore isso! Você deve sempre se preocupar com a experiência do consumidor com aquilo que você está oferecendo a ele — imagens de má qualidade não passam credibilidade! Na hora de bater a foto, veja de onde a luz está vindo e tente usar isso a seu favor. use fontes externas para ajudar a preencher os contornos da comida — como uma luminária (se você estiver em casa) ou mesmo as velas da decoração do restaurante. Fundo branco quase sempre ajuda a deixar a foto mais bonita e é de grande ajuda para destacar os contornos, algo fundamental para um bom resultado em fotos de qualquer produto!

Cuidado com o enquadramento

Preste atenção no alinhamento da fotografia — escolha uma linha horizontal como referência. Pode ser o horizonte, o batente da janela ou o piso. É importante manter essa linha em um ângulo de 180º. Não coloque muita informação também em um mesmo enquadramento. Ter vários focos de atenção pode tirar atenção do seu consumidor daquilo que é realmente importante! Se você não tem experiência, o ideal é ter a cena sempre bem “limpa”, quanto menos informações, melhor! Foque no produto.

Prepare o ambiente a ser fotografado

Na dúvida, use um fundo neutro e liso para fotografar o seu produto. Fica mais fácil para recortá-lo e editá-lo para colocar no site, contribuindo também para a sua identificação e destacando realmente o que você quer mostrar. Quando se trata de uma sala de um imóvel, convém arrumá-la antes de fazer a fotografia. Ajeite as almofadas, pense no enquadramento, arrume as cortinas e faça uma decoração estratégica. Você deve escolher o melhor ângulo e criar um ambiente acolhedor — que desperte o desejo nas pessoas de morarem naquele local. O mesmo vale para fotografias em que pessoas aparecem para demonstrar algum produto, como uma roupa — arrume o cabelo, retoque a maquiagem, alinhe a blusa, o cinto, escolha a melhor pose. Produção é tudo! Se você tem um e-commerce, a primeira coisa que as pessoas entram em contato para analisar se querem ou não o seu produto, é a fotografia do seu produto ou serviço. Por conta disso, ela deve ser o mais atrativa e com a melhor qualidade possível. De maneira que o seu possível consumidor se sinta satisfeito ao vê-la e decida fechar negócio.

Você tem alguma estratégia para criar as fotos do seu e-commerce? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

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